O secretário adjunto de gestão em Saúde de Maceió, Aldo Calaça, se reuniu na manhã desta segunda-feira (26), no gabinete da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com representantes de instituições de ensino superior (IES) para discutir a ampliação de atividades práticas de ensino da rede de Saúde do Município. Estiveram presentes representantes do Centro Universitário Cesmac, Centro Universitário Tiradentes (Unit) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal).
De acordo com Aldo Calaça, esse é o momento ideal para discutir um projeto acadêmico para a Secretaria Municipal de Saúde. “Junto às instituições de ensino, buscamos um projeto no sentido de integrar as Unidades Básicas, os servidores do Pam Salgadinho e as unidades especializadas, com o intuito de desenvolver a assistência aos usuários do SUS e a pesquisa dentro desses espaços, readequando os cenários das aulas práticas”, explica.
Ele afirma ainda que as linhas de pesquisa que surgirão devem ser pensadas pela própria Secretaria de Saúde e devem estar de acordo com os dados epidemiológicos do município. “O que vai representar um ganho social e científico, tanto para os estudantes, que terão uma excelente formação com uma boa rotina pedagógica e profissional, quanto para nós enquanto SMS, com um grande projeto em benefício de Maceió”, completa Aldo Calaça.
Ficou definida na reunião a criação de uma comissão com representantes da SMS e das IES presentes para que sejam elaborados projetos acadêmicos que possam integrar ensino – serviço – comunidade.
Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS