O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) implementará mudanças no transporte público, à partir do próximo sábado (29), na parte alta de Maceió. As alterações incluem a criação de uma nova linha, mudanças de itinerário e a suspensão de uma rota. Segundo a Prefeitura de Maceió, todas as mudanças são planejadas para atender melhor a população, sobretudo os estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Entre as novidades, está a criação da linha 301 – Village Campestre II/Chã da Jaqueira (via UFAL e Colina). Assim, a linha terá viagens diárias e passará pelo campus da universidade, acessando-o pelo portão lateral da Av. Paulo Holanda.
Além disso, o trajeto seguirá por Village Campestre, Clima Bom, Colina e Chã da Jaqueira, retornando pelo mesmo percurso. Usuários dessa linha poderão fazer integração temporal com as linhas 714 (Rio Novo/Ponta Verde) e 723 (Rosane Collor/Ponta Verde).
Segundo o diretor-presidente do DMTT, André Costa, o objetivo é otimizar o atendimento aos passageiros.
“Essas mudanças foram planejadas para garantir mais eficiência no transporte público. Os ônibus agora passarão pela UFAL, facilitando o deslocamento dos estudantes e da comunidade acadêmica”, destacou.
Com a criação da linha 301, o serviço da linha 711 – UFAL/Ponta Verde será suspenso. Dessa forma, o diretor do Sistema Municipal de Transportes Urbano (SMTU), Glauco Oliveira, explicou a mudança:
“A linha 711 tinha um percurso muito longo, o que aumentava o tempo de viagem. Com a nova linha 301 e a possibilidade de integração com outras rotas, os usuários terão mais opções de deslocamento”, afirmou.
Outra alteração importante será no itinerário da linha 720 – Denisson Menezes/Ponta Verde (via Tabuleiro/Farol). Portanto, a partir de sábado, os ônibus desse trajeto passarão a acessar o campus da UFAL nos dias úteis, das 6h às 22h30.
O acesso pode acontecer pelo portão da Av. Paulo Holanda, onde a prefeitura irá instalar uma parada para embarque e desembarque. Por outro lado, nos finais de semana ou quando os portões estiverem fechados, a linha seguirá seu percurso atual.
“Com essa mudança, garantimos mais uma opção de transporte para os estudantes, além das demais linhas que já atendem o campus”, explicou Glauco Oliveira.
Além das mudanças anunciadas, permanecem em operação dentro da universidade as seguintes linhas: