Gazeta Summit Água: Governo reafirma compromisso com a universalização do saneamento em Alagoas

Diversas frentes de trabalho do Estado para o saneamento foram divulgadas pelos representantes da Segov, Arsal e Casal

25/03/2025 14h30 - Atualizado há 1 semana
Gazeta Summit Água: Governo reafirma compromisso com a universalização do saneamento em Alagoas
Evento também foi marcado pela apresentação de um estudo exclusivo encomendado pela OAM e elaborado pelos técnicos do Trata Brasil

Thyeres Medeiros / Ascom Segov
 

O programa estadual Mais Água Alagoas se destacou durante o Gazeta Summit Água, evento realizado pela Organização Arnon de Mello (OAM) no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na manhã desta segunda-feira (24).

 

Com debates sobre os impactos econômicos e sociais da universalização do saneamento no estado, o Gazeta Summit Água contou com a presença de autoridades do Estado, especialistas e representantes de concessionárias, além de um público dedicado ao tema da segurança hídrica e do saneamento básico no país.

 

O Mais Água Alagoas, focado na universalização do acesso à água, foi um dos grandes protagonistas do encontro. Com o tema “O desafio da universalização do saneamento no contexto do marco regulatório", o segundo painel do evento contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Governo; Arsal; Casal; além das empresas Águas do Sertão, BRK, Sanama e Verde Alagoas.

 

Vitor Pereira, titular da pasta à qual o Mais Água é vinculado [Secretaria de Estado de Governo], destacou os avanços já conquistados pelo estado.

"Alagoas passou quase quatro décadas com investimentos baixos e demanda alta nesse setor. Digo a todos os que fazem parte deste projeto grandioso que estamos sempre dispostos a dialogar para encontrar as melhores soluções para os alagoanos que mais precisam. Temos uma quantidade expressiva de investimentos nos municípios e estamos avançando para concluir o processo de universalização da água e esgoto em toda Alagoas", afirmou Vítor Pereira, em sua participação no painel.

 

Para o presidente da Casal, Luiz Neto, a instituição passou por uma transformação significativa nos últimos anos, assumindo um papel estratégico na gestão da água em Alagoas. “Com as concessões, o Governo de Alagoas garantiu investimentos expressivos no setor. Além disso, o estudo do BNDES será fundamental para definir novos caminhos para a Companhia e ampliar a eficiência dos serviços prestados. Nosso compromisso é garantir que cada alagoano tenha acesso a água de qualidade, com sustentabilidade e inovação”, destacou o presidente da Casal.

 

Segundo a presidente da Arsal, Camila Ferraz, a universalização do saneamento é um caminho desafiador, “Com gestão eficiente,  compromisso e muito trabalho, conseguiremos. No caso da Arsal, estamos no centro da relação entre a concessionária, o usuário e o poder concedente, para garantir a sustentabilidade dos 35 anos de contratos de concessão, além do cumprimento das cláusulas contratuais”, afirmou.

 

O evento também foi marcado pela apresentação de um estudo exclusivo encomendado pela OAM e elaborado pelos técnicos do Trata Brasil. O estudo trouxe dados inéditos sobre a evolução da infraestrutura de saneamento no estado entre 2005 e 2022, além de apresentar projeções para o futuro, até 2040.

 

Este material mostrou também a conexão do avanço no saneamento com melhores índices na saúde e educação públicas. Reportagens especiais da Gazeta de Alagoas nos próximos dias trarão mais análises sobre o estudo apresentado no Gazeta Summit Água.

 

Todo o evento foi transmitido simultaneamente pelo YouTube e segue disponível gratuitamente no canal da GazetaNews, clicando aqui ( https://www.youtube.com/live/UBkr8-0-Ldg?si=rBz6Ez4ztz0cdSeS ).


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp