Patrícia Barros / Ascom Uncisal
O curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) recebeu nesta segunda-feira (24) a autorização para utilizar o selo oficial de instituição credenciada na World Federation of Occupational Therapists (WFOT), a mais importante associação do mundo na área. A entidade é responsável por estabelecer o padrão na educação em Terapia Ocupacional internacionalmente, promovendo a excelência em pesquisa e prática.
Em outubro de 2024, o curso de Terapia Ocupacional da Uncisal conquistou o credenciamento e agora, cinco meses depois, recebe o selo oficial para ser utilizado em programas educacionais para promover seu status como um programa aprovado pela WFOT.
“O logotipo pode ser usado pelo curso somente durante o período de aprovação declarado no próprio selo. O nosso tem validade entre os anos de 2024 e 2031, quando buscaremos a renovação”, declarou a coordenadora do curso, Ana Elizabeth dos Santos Lins.
A coordenadora ressaltou que o selo é de uso exclusivo do curso e automaticamente da universidade, pois ela tem os direitos legais sobre o curso. O uso não é permitido por terceiros, incluindo alunos e ex-alunos ou entidades de classe, pois a WFOT reserva-se o direito de revogar a permissão para usar o logotipo em caso de uso indevido.
“Essa conquista é motivo de orgulho para o curso de Terapia Ocupacional da Uncisal, pois representa uma conquista coletiva e um esforço conjunto em ter o curso de terapia ocupacional da Uncisal, reconhecido a partir de critérios internacionais para uma formação de qualidade. A Uncisal esteve conosco nessa conquista e nos apoiou em busca desse selo”, completou a professora Monique Reis, que exercia o cargo de coordenadora do curso quando o credenciamento na World Federation of Occupational Therapists (WFOT) foi divulgado.
No Brasil, poucas instituições de ensino são credenciadas à WFOT. A associação reúne 111 organizações membro em todo o mundo e mais de 1.100 programas de educação aprovados. No caso da Uncisal, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso estava atento e aguardou o lançamento do edital de credenciamento. Quando foi lançado, a coordenação adequou o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que já estava em processo de mudança.
Para o curso de Terapia Ocupacional ser credenciado à World Federation of Occupational Therapists (WFOT), além do reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), a instituição teve que atender a uma carga horária mínima de atividades práticas (mil horas) e uma formação que atenda ao contexto local, diante de aspectos sociais e de saúde. O curso deve abordar questões voltadas a uma postura ética, crítica e em defesa aos Direitos Humanos, além de contar com participação social, com abordagem interprofissional e interdisciplinar, realizar autoavaliação, entre outras questões analisadas através do PPC do curso.