O avião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) arremeteu durante tentativa de pouso no Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba (SP), na tarde desta terça-feira (18). Em seguida, a aeronave deu a volta e conseguiu pousar normalmente. A informação foi confirmada pelo aeroporto.
O procedimento, considerado seguro e normal na aviação, acontece quando o avião precisa interromper o pouso por alguma razão. Entenda aqui.
A arremetida ocorreu por volta das 15h20, em função do vento forte, conforme informações da assessoria do governo federal. Em seguida, o avião deu a volta no aeroporto e pousou normalmente, por volta de 15h30.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, foram registradas rajadas de vento de 54 km/h em Sorocaba na tarde desta terça-feira.
Em nota, o aeroporto de Sorocaba informou que “a aeronave Força Aérea 01, ao realizar aproximação para a pista (cabeceira) 01, recebeu indicações de vento de cauda, iniciando o previsto e seguro Procedimento de Aproximação Perdida previsto na Carta Aeronáutica”.
Ainda segundo o aeroporto, o vento de cauda (vento que sopra na mesma direção que o movimento de um avião em relação ao solo) se deu por alteração nas condições meteorológicas naturais e decorrentes da alteração do tempo na macrorregião de São Paulo.
“Após a arremetida, o Força Aérea 01 realizou os procedimentos previstos para pouso na pista 19 (cabeceira oposta) e pousou com segurança às 15h33 local”, finaliza.
Lula viajou a Sorocaba para visitar a fábrica da Toyota. O compromisso na cidade é o segundo em menos de uma semana, já que, na sexta-feira (14), ele participou da entrega de unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Sorocaba.
O presidente acompanha os trabalhos e a expansão da fábrica automotiva, que, até 2030, investirá R$ 11,5 bilhões no país. O investimento inclui a construção da nova fábrica para produção de modelos híbridos-flex.
Lula viajou acompanhado do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do ministro da Fazenda, Fernando Haddad; e do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, é representado pelo vice-prefeito, Fernando da Costa Neto.
O presidente participou de uma reunião de aproximadamente 40 minutos. Depois, conheceu os modelos produzidos em Sorocaba. Na sequência, foi conhecer a nova fábrica onde estão concentrados os novos investimentos da Toyota. Lula ainda fará uma passagem breve pela linha de produção e, depois irá, à cerimônia programada na empresa.
A previsão para começar a operação é 2026. A nova fábrica terá capacidade produtiva de 100 mil carros por ano, um aumento de 50% em relação ao atual parque fabril de Sorocaba.
Em outubro de 2024, a Toyota lançou a pedra fundamental do pacote de investimento de R$ 11 bilhões. O evento contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Entrega de ambulâncias
Na sexta-feira (14), Lula acompanhou a entrega de 789 ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência (Samu).
Ele estava acompanhado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB).
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), foi vaiado no evento.