Everton Dimoni / Ascom Seprev
Com o início do ano letivo de 2025, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) retomou, nesta terça-feira (11), as palestras realizadas nas escolas da rede pública e privada de Alagoas. O primeiro ciclo foi realizado na Escola Estadual Maria Ivone Santos de Oliveira, no bairro Cidade Universitária, e contemplou 318 alunos dos ensinos Fundamental e Médio.
A superintendente de Prevenção à Violência, Josse Leah, explica que as palestras visam promover um ambiente escolar mais seguro e saudável, que se estende para o núcleo familiar e para a comunidade como um todo. Para isso, uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogos, assistentes sociais, advogados e técnicos, atua de maneira integrada para sensibilizar a comunidade escolar e prevenir a violência, não apenas na escola, mas em todo o seu entorno. A programação desta terça-feira contou com a participação de profissionais da Rede Acolhe e da Casa de Direitos de Maceió.
“As exposições abordam temas como prevenção ao uso de drogas, bullying, gravidez na adolescência, cuidado com a saúde mental e os direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA. Nosso objetivo é disseminar informação sobre prevenção à violência e tornar os alunos mais conscientes e também multiplicadores dessa iniciativa”, afirma Josse Leah.
Além da Seprev, outros atores da rede de proteção participam das ações, incluindo o Conselho Tutelar e as Bases Comunitárias de Segurança. As equipes também recebem devolutivas das escolas e, quando necessário, oferecem atendimento individualizado aos alunos, auxiliando no enfrentamento a questões emocionais e promovendo uma resolução pacífica para as suas demandas pessoais.
“A Secretaria de Prevenção à Violência tem intensificado esse trabalho junto à comunidade escolar, dialogando com alunos, pais e professores sobre os caminhos para prevenir os mais diversos tipos de violência. Dessa forma, estamos plantando a semente de uma sociedade mais segura e pacífica, como todos nós desejamos”, finalizou Josse Leah.
Marco histórico
Em 2024, as ações de prevenção à violência realizadas pela Seprev nas escolas alcançaram um marco histórico para o Governo de Alagoas, com mais 13 mil alunos contemplados. A iniciativa demonstra os esforços da gestão estadual em assegurar o desenvolvimento saudável da nova geração e garantir que o ambiente escolar seja, de fato, um local de aprendizado e formação cidadã.