Adeal cadastra cinco unidades de produção de melão tipo exportação

Unidades estão localizadas no município de Mata Grande, na divisa entre Alagoas com Pernambuco

17/01/2025 17h41 - Atualizado há 4 dias
Adeal cadastra cinco unidades de produção de melão tipo exportação
Próximo passo nas unidades é a busca pela Certificação Fitossanitária de Origem
Dorgival Junior – Ascom Adeal
 

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), por meio do Núcleo de Defesa Vegetal e da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal de Delmiro Gouveia, realizou o cadastro de cinco Unidades de Produção (UP) de melão da variedade pele de sapo tipo exportação. As unidades cadastradas estão localizadas no município de Mata Grande, na divisa entre Alagoas com Pernambuco tendo como foco possibilitar o transporte dos frutos entre os estados da Federação e entre países, possibilitando a exportação dos melões in natura.

 

“Por meio do georreferenciamento dos talhões, o acompanhamento do desenvolvimento da cultura, desde o plantio até a colheita, é realizado por um responsável técnico, um engenheiro Agrônomo credenciado pela Adeal. Com isso, buscaremos a Certificação Fitossanitária de Origem – CFO que garante aos estados ou países compradores a ausência de pragas e doenças quarentenárias dos frutos ou produtos de origem vegetal. E todo esse procedimento só pode ser realizado após o devido cadastramento das Unidades de Produção pelo órgão executor de defesa vegetal, que, no caso de Alagoas, é a Adeal” declarou o fiscal agropecuário da Adeal, Eloi José Soares Passos.

Segundo ele, tais medidas, também são de suma importância para a economia da região de Mata Grande. “Por favorecer o escoamento da produção desses melões, que possuem alto valor agregado, por serem de variedades nobres, gerando empregos e renda” acrescentou.

 

O produtor rural José Alberto, responsável pelo cultivo dos melões, destacou a presença da Adeal nesse processo. “É com muita satisfação que recebemos a visita do órgão fiscalizador, uma vez que cumpre a legislação e favorece nossa comercialização, garantindo a certificação da qualidade dos nossos melões”, afirmou.


FONTE: Governo de Alagoas
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp