O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) atuou, na manhã desta segunda-feira (30), em uma ocorrência de incêndio de grandes proporções em uma garagem de ônibus da empresa de viação Veleiro, no Trapiche da Barra, em Maceió. Ao todo, seis ônibus foram completamente destruídos pelo fogo e três sofreram danos parciais.
No local, havia cerca de 40 ônibus sucateados e um tanque contendo entre mil a três mil litros de combustível, o que representava um grande risco de agravamento do incêndio. Com a chegada das guarnições, as chamas foram rapidamente controladas com o uso de técnicas de combate, incluindo a aplicação do Líquido Gerador de Espuma (LGE) e o emprego estratégico de viaturas como Auto Salvamento (AS), Auto Busca e Salvamento (ABS), Auto Bomba Tanque (ABT) e Drone de monitoramento térmico.
Havia funcionários trabalhando no local no momento da ocorrência, felizmente, graças à pronta resposta das equipes, ninguém ficou ferido. De forma ágil e eficiente, a atuação do CBMAL foi determinante para conter a propagação do fogo. O combate intenso ao incêndio evitou que o combustível armazenado fosse atingido pelas chamas, o que foi crucial para evitar uma tragédia ainda maior. A ação dos bombeiros impediu danos significativos e garantiu a segurança do local, incluindo a proteção do tanque de combustível.
Após o controle do fogo, os bombeiros militares efetuaram o trabalho de rescaldo para extinguir completamente o incêndio e eliminar riscos de reignição. Além disso, todas as pessoas das casas vizinhas foram retiradas preventivamente para evitar riscos devido à fumaça e à proximidade das chamas. Ao todo, mais de 25 bombeiros atuaram na ocorrência.
A Defesa Civil Municipal e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) auxiliaram para a garantia da segurança, atuando no isolamento da área e controle do tráfego. Ainda não se sabe como as chamas começaram, e as causas do incêndio serão investigadas.
COMBATE ÁGIL E O AUXÍLIO DA TECNOLOGIA
Durante a operação, a tecnologia desempenhou um papel crucial no sucesso, permitindo mapear com precisão os focos do incêndio e controlar rapidamente as áreas de maior calor. Na ocasião, drones equipados com sensores térmicos foram fundamentais para identificar zonas críticas e orientar as equipes no terreno, otimizando as ações de combate.
Essa abordagem integrada não apenas evitou danos maiores, mas também garantiu a segurança da população e a proteção da estrutura física patrimonial local, destacando a importância da inovação e do treinamento especializado em situações de emergência. Ações como essa reforçam a importância do serviço prestado pelo CBMAL e evidenciam seu compromisso com o bem-estar da população alagoana.
*Sob supervisão