O governador Paulo Dantas recebeu, nesta segunda-feira (7), no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Verônica Sanchez, para um encontro com secretários de Estado e outros diretores da autarquia. A reunião promoveu a discussão sobre pautas ligadas ao abastecimento de água e esgotamento sanitário em Alagoas.
A ANA tem como função acompanhar e gerir os recursos hídricos no país. Um dos assuntos abordados durante a reunião foi o Canal do Sertão, uma das obras hídricas mais importantes do Brasil, como frisou o governador.
“Nós já temos 127 km de obras executadas, nos trechos 1,2,3 e 4, e vamos apresentá-las à presidente Verônica e às demais diretoras da ANA. A Agência é responsável pela governança e pela gestão compartilhada dos recursos hídricos do Brasil. E aqui em Alagoas, tem nos auxiliado na medida que fomos o primeiro estado do Brasil a atender ao Marco Regulatório do Saneamento Básico”, recordou Paulo Dantas.
O governador afirmou que o objetivo do Estado é universalizar os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Para isso, foi lançado, em agosto de 2023, o programa Mais Água Alagoas.
Em janeiro deste ano, o contrato com a concessionária Águas do Sertão recebeu um aditivo que contempla investimentos de R$ 71 milhões — dos quais, R$ 15 milhões foram destinados para melhorias na Bacia Leiteira. O objetivo: modernizar a infraestrutura hídrica e combater desperdícios em todos os 34 municípios da região atendida pela Águas do Sertão.
Paulo Dantas afirmou que graças aos investimentos, a região da Bacia Leiteira está há mais de 100 dias sem sofrer com paralisações no abastecimento de água, fato inédito.
“Quando uma bomba dava problema, os serviços eram interrompidos. Na medida que fizemos esses investimentos, estamos há mais de 100 dias sem nenhuma interrupção de água na Bacia Leiteira, na região do Médio Sertão de Alagoas”, pontuou.
Concessões
Paulo Dantas anunciou, ainda, que o Governo do Estado fará, em breve, uma reunião com os prefeitos dos 27 municípios alagoanos que ficaram de fora do leilão para concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário.
“Nós vamos promover essa reunião para universalizamos a água e o esgotamento sanitário em Alagoas”, afirmou.
Participaram da reunião, nesta segunda-feira, os secretários de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César; da Fazenda, Renata Santos; de Governo, Vítor Pereira; da Infraestrutura, Gustavo Acioli; o diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Luiz Neto; e da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Camilla Ferraz; dentre outras autoridades.