Com o aumento substancial do volume das chuvas em Maceió, o prefeito JHC determinou a intensificação imediata nas operações de orientação e apoio à população de bairros e áreas de risco na capital Maceió. Ele acompanhou o trabalho realizado pelas equipes neste domingo (11).
O prefeito reforça que, em casos de alagamentos e deslizamentos de encostas, a população deve entrar em contato com o 199 da Defesa Civil, o mais rápido possível. “O que era para cair em todo mês de abril, caiu em apenas um dia: choveu 200 milímetros. Já são 92 ocorrências”, disse o prefeito JHC, até a tarde desse domingo.
Por conta do alto índice de pluviosidade, o prefeito informou que a capital alagoana está em Estado de Emergência. “Sobretudo porque nos bairros também atingidos pelo afundando, a gente tem quer ter uma atenção redobrada. Nossas equipes estão em campo”, afirmou, ao pedir à população que ajude informando.
A orientação deste momento é voltada para as famílias que estão nas áreas de risco. Por mais que seja difícil, a Prefeitura orienta o abandono destas áreas. Segundo JHC, a Assistência Social do Município providenciará um aluguel social para essas famílias. “Faremos o acolhimento imediato deles”, assegurou.
O coordenador da Defesa Civil, Aberlado Nobre, destacou que a população pode ligar para o telefone 199. “A ligação é gratuita. Descreve qual o problema, que a gente designa imediatamente uma equipe para atender. É a Defesa Civil 24 horas à disposição”, reforçou.
O secretário de Assistência Social, Carlos Jorge, pediu o apoio da população no sentido de tentar sensibilizar as famílias que estão em áreas de risco a sair urgentemente e ressaltou que o Município auxiliará as famílias afetadas pelas fortes chuvas com cestas básicas, além do aluguel social.