A primeira horta urbana coletivizada do Conjunto Residencial Graciliano Ramos, em Maceió, vai ser inaugurada nesta sexta-feira, 20, às 15h. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o Alagoas Sem Fome e a Associação de Moradores do Graciliano Ramos (AMGR). O projeto tem como objetivo promover segurança alimentar e fortalecer o espírito comunitário entre os moradores.
O secretário da Semarh, Gino César, reforça a importância da ação. "Cada horta urbana representa um passo importante na construção de uma Alagoas mais sustentável. Estamos transformando áreas urbanas em espaços produtivos e fortalecendo a segurança alimentar das comunidades", afirma.
O diferencial da horta é a estrutura coletivizada, o que permite que todos os residentes do conjunto participem ativamente do cultivo e colheita. A presidente da AMGR, Valéria Cavalcante, destacou a importância da iniciativa. "Essa horta traz mais do que alimentos frescos e saudáveis, ela representa a união da comunidade e o cuidado com o meio ambiente”, pontuou.
A ação é parte do Programa Hortas Urbanas, lançado pela Semarh em agosto de 2021, que já implantou 44 hortas em Alagoas, o que contribuiu para a educação ambiental e a produção agroecológica. Além de oferecer capacitação aos moradores, a Semarh disponibiliza suporte técnico, mudas e adubo orgânico para garantir o sucesso da iniciativa.
A inauguração da horta no Conjunto Graciliano Ramos reforça o compromisso da Semarh e da AMGR em melhorar a qualidade de vida da população, por meio da produção de alimentos saudáveis e do incentivo a práticas sustentáveis.