A maternidade do Hospital da Mulher (HM), situada no bairro Poço, em Maceió, realizou, no período de janeiro a agosto deste ano, 2.443 partos, sendo 1.329 partos normais e 1.114 partos cesáreas. O serviço, criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para cuidar da Primeira Infância já a partir do nascimento dos pequenos alagoanos, assegura atendimento humanizado às gestantes e puérperas, que recebem todo suporte desde a internação até a alta médica.
Para assegurar assistência qualificada às mamães e aos bebês, a equipe multidisciplinar do HM conta com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada. Para isso, além de enfermeiros obstetras, médicos obstetras e médicos pediatras, a unidade hospitalar dispõe de fisioterapeutas e doulas.
“A maternidade é porta aberta e as gestantes podem contar com equipe altamente capacitada e o mais importante: profissionais humanizados que sabem ouvir, acolher e assistir a parturiente dignamente. Com isso, asseguramos atendimento acolhedor”, frisa a enfermeira obstetra e coordenadora da Maternidade do HM, Celsa Rodrigues.
O Centro de Parto Normal (CPN) do HM é um ambiente aconchegante, que conta com métodos não farmacológicos para alívio da dor durante o trabalho de parto, com amplo espaço para que a gestante caminhe, exercite-se e fique à vontade para escolher a posição de nascimento do bebê.
Beneficiada
A jovem Cayllane Barbosa, mãe do pequeno Ian, foi uma das mulheres alagoanas assistidas pela Maternidade do HM. Após o parto, ela agradeceu o apoio dos profissionais que a auxiliaram em todo o processo do nascimento do filho.
“Sou grata a toda equipe que acompanhou o meu parto com muito profissionalismo, carinho e respeitando cada etapa desse processo único em minha vida. O apoio de todos foi fundamental para que o processo fosse o mais tranquilo possível”, declarou Cayllane Barbosa.