A tarde desta segunda-feira (26) foi mais que especial para dezenas de estudantes gremistas de três escolas estaduais, que estiveram no Palácio Museu Floriano Peixoto, em Maceió, para mais um encontro com o governador Paulo Dantas. Desta vez, a reunião de trabalho mobilizou gestores e alunos das escolas Princesa Isabel, Onélia Campelo e Marcos Antônio Cavalcanti, que integram a 13ª Gerência Especial de Educação (GEE). Após serem recebidos com um almoço, todos puderam relatar as demandas de cada unidade de ensino, apresentando e debatendo sugestões para a melhoria da qualidade do ensino.
Este foi o terceiro encontro entre estudantes e o governador Paulo Dantas. Nesta terça-feira (27), feriado de Nossa Senhora dos Prazeres, governador e equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) receberão alunos de mais três escolas, dando sequência ao projeto cujo principal objetivo é estreitar cada vez mais as relações entre o Governo de Alagoas e a comunidade escolar.
“Tudo é registrado em ata, por meio da qual reafirmamos o nosso compromisso com o que vem sendo acordado nessas reuniões, com aquilo que temos condições de realizar. É assim que trabalhamos para transformar vidas por meio da educação. E o IDEB veio para comprovar tamanha evolução. Afinal, 31 das 100 melhores escolas do país estão em Alagoas, enquanto outras cinco tiveram nota máxima. Isso também é resultado do trabalho sério que desenvolvemos através do regime de colaboração, ofertando formação e material didático para que os municípios possam, inclusive, alfabetizar nossas crianças na idade certa”, disse o governador, acrescentando que vai sancionar, ‘o quanto antes’, o projeto de lei que versa sobre os precatórios do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) – cuja primeira parcela, de aproximadamente R$ 200 milhões, será depositada ainda este ano.
Presidente do Grêmio Liderança Estudantil Ativa, Luis Fernando da Silva destacou a importância do encontro. “Este momento também serve como uma grande troca de experiências entre nós estudantes, para que possamos conhecer boas práticas de outros grêmios e, com isso, seguir contribuindo para a melhoria da nossa escola”, salientou o aluno da Escola Estadual Marcos Antônio Cavalcanti, situada no Benedito Bentes.
Já a presidente do Grêmio Escolar Força Estudantil da Escola Princesa Isabel, Grazielle de Lima, fez uso da palavra para solicitar mais investimentos em tecnologia. Em resposta, a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, lembrou que a Seduc está adquirindo 35 mil chromebooks – o material será distribuído para todas as escolas da rede, que terão laboratórios móveis, em substituição à tradicional sala de informática. “Ainda este ano, também vamos instalar internet Wi-Fi em todas as salas de aula”, atestou a secretária, acrescentando que a Seduc também vai desenvolver, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), ações no sentido de estimular estudantes que esbanjam talento em diversas áreas, a exemplo da música.
Gestor da Escola Onélia Campelo, localizada no bairro Santos Dumont, Rafael Holanda, por sua vez, também enalteceu a iniciativa com vistas à resolução dos problemas. “Nossos alunos estavam bastante ansiosos por esse momento, pela oportunidade de conversar com o governador, expondo suas reais necessidades e apresentando as ações que realizam dentro e fora da escola. Isso é muito gratificante para os gremistas, que também podem contar com programas como o Coração de Estudante [criado para desenvolver as competências socioemocionais dos alunos] e o ‘Minha escola: eu amo, eu cuido!’, que vai além do cuidado com o patrimônio, já que favorece o sentimento de pertencimento e conta, inclusive, com a participação dos pais dos estudantes”, comentou o diretor.
O encontro desta segunda-feira também contou com a presença da secretária de Estado da Governança Corporativa, Poliana Santana, da secretária-executiva de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Sandra Vitorino, e dos superintendentes de Engenharia e de Valorização de Pessoas da Seduc, Lucas Raniery e Alexandre Norberto, respectivamente, além de gestores e coordenadores pedagógicos das escolas.