Entre os dias 9 e 13 de setembro, a capital alagoana será palco das reuniões técnica e ministerial do principal fórum de cooperação econômica internacional, o G20. Representantes do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20 vão debater a relevância do Brasil no cenário global da economia digital e a importância da cooperação internacional para enfrentar desafios. Os encontros são organizados pelos Ministérios das Relações Exteriores (Itamaraty) e da Comunicação em parceria com o Governo de Alagoas. O evento vai ser realizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta, e 14 estudantes da rede estadual terão a chance de participar deste momento histórico.
Os alunos integrarão a Imprensa Jovem, uma agência de notícias que cobre ações do Grupo com conteúdos produzidos pelos jovens repórteres. Eles terão a oportunidade de entrevistar especialistas e criar conteúdo para as mídias digitais durante todo o evento. Além disso, estudarão sobre os países participantes para formular questões relacionadas ao tema “Economia Digital” e fazer perguntas aos representantes presentes.
Para garantir um bom desempenho, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está ofertando um curso de qualificação para os 14 jovens repórteres até a chegada dos dias de cobertura. Com a supervisão dos jornalistas Bruno Soriano e Henrique Pereira, os estudantes estão desenvolvendo habilidades de comunicação no Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (Labcrie), localizado no Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão, no Trapiche.
Formando futuros profissionais
Com atividades teóricas e práticas, os estudantes estão aprendendo técnicas de entrevista, gravação, edição e produção de conteúdo. Ainda essa semana, além de uma oficina com o tema “O poder da imagem nas redes sociais e as ferramentas mais utilizadas na edição de conteúdo”, os jovens repórteres participarão de uma coletiva de imprensa com a secretária Roseane Vasconcelos para simular a cobertura das reuniões.
Danilo Barbosa, aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual José Quintella Cavalcanti, de Arapiraca, disse que as técnicas aprendidas nas aulas servem para a vida. “Estamos aprendendo técnicas muito importantes que, com toda certeza, levaremos para a vida e para o mercado de trabalho, independente de qual área escolhermos. Aprendi como me portar em frente às câmeras, como entrevistar autoridades e ideias de produção de conteúdo. Estou amando fazer parte de tudo isso”, conta ele.
Para outros jovens repórteres, a iniciativa pode significar o início da trajetória profissional, como é o caso de Alana Damásio, que é do 3º ano do ensino médio do Colégio da Polícia Militar Tiradentes, unidade Maceió. “Depois das aulas comecei a me imaginar cada vez mais na área da comunicação. Acredito que a experiência com o G20 vai me ajudar a decidir definitivamente e, assim, iniciar a minha trajetória profissional”, destaca Alana que, no mês passado, participou de um intercâmbio educacional e cultural com estudantes e escolas da China. Durante a viagem, ela teve contato com outros jovens repórteres e conheceu um pouco mais sobre a cultura, história e sistema educacional do país asiático.