O governador Paulo Dantas recebeu, nesta quinta-feira (1°), no Palácio Floriano Peixoto, em Maceió, 42 estudantes gremistas de três escolas da capital. A ideia dos encontros, que serão periódicos, nasceu após o lançamento do projeto Jovem Ouvidor, na semana passada.
O objetivo das reuniões é estreitar, cada vez mais, as relações entre o Governo de Alagoas e a comunidade escolar, debatendo os projetos, programas e ações que visem a melhoria contínua do processo de ensino e aprendizagem na rede estadual. Além dos estudantes, participaram do encontro sete gestores escolares.
O governador conversou com os estudantes, ouviu e anotou atentamente todas as reivindicações da comunidade escolar. Os alunos solicitaram melhorias estruturais, instalações de hortas escolares, cursos profissionalizantes no Ensino Integral, dentre outras demandas.
“Deus fez uma boca e dois ouvidos para que a gente fale menos e ouça mais. E ouvir, tenham certeza, é um gesto de amor. Quem tem a capacidade de ouvir, a humildade para ouvir, tem a condição de acertar mais e tem a consideração e o respeito ao outro”, afirmou o governador.
Paulo Dantas determinou a elaboração de um cronograma, com datas e prazos estabelecidos, para a resolução das questões apresentadas pelos alunos durante o encontro. O trabalho contará com o controle e o monitoramento do setor de Governança do Palácio República dos Palmares.
“Muitas dessas questões a gente consegue resolver de maneira rápida. E eu vou me empenhar pessoalmente para que isso aconteça”, assegurou o governador.
Antes do encontro com o governador, os estudantes das escolas estaduais Geraldo Melo dos Santos, Professor José da Silveira Camerino e Maria Ivone Santos de Oliveira conheceram o acervo do Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa).
Andriele Oliveira, 17 anos, é aluna do Segundo Ano da Escola Estadual José da Silveira Camerino. Ela falou da experiência em conhecer o Mupa e de se reunir com o governador do Estado para tratar de assuntos relacionados ao ambiente escolar.
“Eu nunca tinha vindo aqui antes. Achei as obras de arte muito interessante. Ser recebida e falar com o governador é uma experiência que vai ficar marcada na minha vida”, confessou a estudante.
Participaram, ainda, do encontro os secretários Vítor Pereira (Governo), Paula Dantas (Planejamento), Sandra Vitorino (Executiva da Seduc) e Maria Gevan Tenório (Gestão Interna da Seduc).