O governador Paulo Dantas recebeu as deputadas estaduais da Frente Parlamentar Feminina, da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE), e voltou a destacar a importância da representatividade feminina na política alagoana para formular e aplicar políticas públicas para as mulheres. O encontro foi solicitado pelas próprias parlamentes e contou com a presença de todas as secretárias de Estado. A reunião ocorreu no Museu Palácio Floriano Peixoto, na quinta-feira (18).
Paulo Dantas ressaltou que é necessária a presença de mulheres em cargos de liderança e de decisão nos diversos setores da sociedade.
“A igualdade de gênero sempre foi um dos nossos objetivos, desde que assumi o mandato de governador, uma vez que temos o maior secretariado feminino do país. Com isso, conseguimos democratizar nossa governança, promovendo um debate amplo e plural de pensamentos”, disse.
O governador destacou, ainda, a importância da paridade de gênero para construção -sob o ponto de vista feminino –, de ações e políticas públicas eficazes, como por exemplo, as de combate à violência doméstica.
“As mulheres precisam desse protagonismo para fomentar ações afirmativas com objetivo de promover debates e ações para aumentarmos a rede de proteção, amparo e de oportunidades”, afirmou.
Ainda durante o encontro, Paulo Dantas agradeceu a inciativa das parlamentares para a realização do encontro e destacou a importância do diálogo entre o Governo do Estado e a ALE.
Para a deputada Carla Dantas, o encontro se torna mais um marco para a história da política alagoana.
“Temos neste encontro, a representatividade feminina da política alagoana. Este momento é único e importante para a história, pois estamos unidas para estreitar relações e ampliar ainda mais o nosso diálogo com o objetivo de fortalecer nossas ações voltadas para a sociedade e, principalmente, as mulheres”, disse.
A deputada Cibele Moura destacou a importância da busca pela harmonia entre os Poderes para a adoção de medidas concretas para todo o estado.
“Esse é um momento de estreitar laços para enfrentarmos desafios e construirmos políticas públicas em benefício da sociedade e, de forma especial, para as mulheres vítimas de violência. Com essa parceria com o Governo do Estado, que tem esse espírito colaborativo, quem ganha é a sociedade alagoana”, afirmou.
Agosto Lilás
Ainda durante o encontro, as secretárias de Estado agradeceram pela oportunidade do diálogo, colocaram-se à disposição das parlamentares para a construção conjunta de políticas públicas voltadas para as mulheres. Cada uma das representantes do secretariado feminino fez uma explanação das iniciativas desenvolvidas pelas respectivas pastas que ocupam e destacaram as ações que estão sendo programadas para o Agosto Lilás, mês dedicado ao combate à violência contra a mulher.