O Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), registrou, nos últimos seis meses, 23.586 atendimentos à população sertaneja. A unidade beneficia uma população de aproximadamente 160 mil pessoas, que residem nos municípios de Delmiro Gouveia, onde está localizada, Inhapi, Pariconha, Água Branca, Mata Grande, Olho D’Água do Casado e Piranhas.
A unidade realizou 1.064 partos, sendo 601 naturais e 463 cesárias. Também foram contabilizados 2.194 procedimentos cirúrgicos nas áreas de ortopedia, obstetrícia, urologia, ginecologia, oftalmologia, otorrino e cirurgia geral, além de 2.154 cirurgias de urgência e eletivas. O HRAS também contabilizou 15.124 exames realizados, sendo eles 6.845 raios-x, 6.824 tomografias, 395 ultrasonografías, 149 endoscopias, 73 colonoscopias, 391 mamografias, 70 eletrocardiogramas e 377 ecocardiogramas.
O diretor geral do HRAS, Carlos Augusto dos Santos, ressalta que a unidade é de grande importância para a população do Alto Sertão, assegurando acesso a serviços de saúde na região onde vivem. “O hospital é um equipamento de saúde necessário para que todas as pessoas tenham acesso a saúde de qualidade na região sertaneja. A unidade oferece serviços essenciais à população, como cirurgias e exames. Fazendo assim a diferença para população”, enfatizou.
Histórico
O Hospital Regional do Alto Sertão, inaugurado no dia 21 de junho de 2021, tem capacidade operacional de 153 leitos, sendo 123 para internação e 30 transitórios de observação. Ele conta, ainda, com centro cirúrgico com quatro salas para cirurgias de grande, médio e pequeno porte, além de uma sala exclusiva para partos cirúrgicos.
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o HRAS está preparado para atender a população assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Alto Sertão. “Estamos assegurando a todos os sertanejos os serviços que um hospital deve ter, garantindo que eles não se desloquem mais para capital em busca de atendimento qualificado. E isso é fundamental para a assistência em saúde que levamos a todos alagoanos”, concluiu o gestor.