ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
18/07/2024 às 10h22min - Atualizada em 18/07/2024 às 10h22min

Vítima de infarto, empresário sertanejo é salvo no HGE por meio do Programa Bate Coração

Antônio Rodrigues, morador do município de Pão de Açúcar, foi assistido pela maior unidade de saúde do Estado depois de passar por duas outras unidades

Governo de Alagoas
Empresário sertanejo chegou ao HGE com a colaboração do programa Bate Coração
Thallysson Alves / Ascom HGE
 

O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é a maior causa de mortes no país. Segundo o Ministério da Saúde (MS), estima-se que, no Brasil, ocorram de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto e que a cada 5 a 7 casos, ocorra um óbito. Para diminuir o risco de morte, o atendimento de urgência e emergência, nos primeiros minutos, é fundamental para salvar uma vida e o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, é especialista nisso.

 

O empresário sertanejo Antônio Rodrigues Rocha, de 60 anos, é prova disso. Ele buscou ajuda na Unidade Mista Dr. Djalma Gonçalves, em Pão de Açúcar, cidade em que reside, que o transferiu para o Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema. Após a realização das primeiras avaliações, com ajuda do programa Bate Coração, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o sertanejo foi transferido para o HGE, onde teve a vida salva.

 

“Ele chegou aqui para a gente com queixa de dor no peito, dor no braço, náuseas e epigastralgia [desconforto doloroso sentido na parte superior do abdômen, logo abaixo do tórax]. Fizemos os atendimentos iniciais, eletrocardiograma, verificamos as enzimas cardíacas. O nosso cardiologista avaliou e foi identificado o Infarto Agudo do Miocárdio com supra. Já foi feito o cateterismo, onde foi indicada a necessidade da cirurgia de revascularização”, explicou a enfermeira Janiery Batista.

 

Internado na Unidade de Dor Torácica (UDT) do HGE, setor exclusivo para pacientes com doenças cardiológicas em situação de maior gravidade, o pai de família vem recebendo a atenção da equipe multidisciplinar, com a repetição de exames e a administração de medicamentos necessários para a estabilidade do seu quadro clínico. Para Antônio, o atendimento que recebe tem sido determinante para a sua melhora de saúde. 

 

“Eu quero agradecer por estar bem, por estar sendo bem cuidado. O HGE tem me oferecido tudo de bom; nem sou digno de receber tanta maravilha. E o meu maior dever é ser grato a cada um pela maneira que eles têm cuidado de mim e da vida de cada pessoa que está neste lugar. Eu tenho 60 anos, não me lembro se vivi um momento de tanto cuidado na minha vida”, avaliou o paciente, que não vê a hora de estar junto de seus três netos.

O coordenador da UDT do HGE, o cardiologista Alex Vieira, explica que o Infarto Agudo do Miocárdio é a morte de células do músculo do coração, devido a formação de coágulos que interrompem o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa. Isso pode ocorrer em diversas partes do coração, dependendo da área que foi obstruída. Em casos bem menos frequentes, o infarto pode acontecer por outras causas. 

“Os principais fatores de risco são a hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, histórico familiar em parentes de primeiro grau, tabagismo, sedentarismo, má alimentação, colesterol alto e estresse em excesso. O que também pode provocar o Acidente Vascular Cerebral. Diabéticos e hipertensos têm de duas a quatro vezes mais chances de desenvolver essa doença. O tratamento varia conforme a necessidade do paciente, podendo ser cirúrgico, percutâneo ou medicamentoso. Contra esse mal, a recomendação é manter prática regular de atividades físicas, se alimentar adequadamente, não consumir bebidas alcoólicas e qualquer tipo de tabagismo”, orientou o especialista do HGE. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp