ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
18/07/2024 às 10h16min - Atualizada em 18/07/2024 às 10h16min

Uncisal comemora cinco anos de reabertura do Centro de Diagnóstico com mais de 140 mil procedimentos realizados

Campo para o ensino, pesquisa e extensão, órgão foi reaberto em 2019 após 11 anos fechado; unidade é única da rede SUS a realizar exame de elastografia hepática

Governo de Alagoas
Ascom
Patrícia Barros / Ascom Uncisal
 

Em julho de 2019, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) marcou o cenário da saúde pública no estado com a reabertura do Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso (Cedim). Após 11 anos fechada, a unidade se transformou em novo campo para o ensino, a pesquisa e a extensão, tripé que compõe a universidade, e se juntou às outras unidades assistenciais e de apoio assistencial da Uncisal para serviços à população através do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Agora, passados cinco anos da sua reabertura, o Cedim comemora seus avanços e seus números, como os mais de 140 mil procedimentos realizados, como exames de ultrassom, radiografias, eletrocardiogramas e biópsias. Só neste mês de julho de 2024 já foram realizados 7.337 exames a mais que o mesmo período do ano anterior. Esta semana a direção do Cedim apresentou um relatório com os números que comprovam o crescimento da unidade no que se refere aos procedimentos realizados.

No comparativo entre os meses de janeiro a julho, em 2023, foram feitos 19 mil procedimentos e, em 2024, já foram realizados pelo Cedim 26 mil exames. O reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, lembrou que a reabertura do Cedim foi um sonho realizado e destacou o apoio da hoje secretária Kátia Born, convidada na época para assumir a direção da unidade.

“Contamos com a participação decisiva da Kátia, escalada para tentar resolver os problemas de reabertura do Cedim. Foi muito honroso para a gente poder entregar esse serviço inovador, um serviço que já nasceu diferente dentro da estrutura do Estado, dentro da estrutura do SUS e com toda tecnologia”, afirmou o reitor.

"O Cedim é um orgulho para toda Uncisal"

O novo Cedim ganhou o nome do médico e professor Alberto Cardoso, uma referência dentro da Uncisal. Formado pela então Escola de Ciências Médicas, hoje Uncisal, Henrique Costa é médico patologista e divide suas atividades como reitor atuando também no Cedim.

“O Cedim é um orgulho para toda Uncisal e eu ainda tenho essa satisfação de, dentro dos meus afazeres, dentro da Reitoria, conseguir tirar um tempo para poder ajudar a população que precisa. Isso é de forma voluntária, eu faço com muito prazer”, disse o reitor. Hoje o Cedim recebe pacientes da capital e de vários municípios do estado em busca de exames realizados inteiramente pelo SUS.

“Alguns exames que chegam a custar na rede privada, entre o ultrassom para guiar e a coleta do exame, além da leitura da lâmina, entre R$ 1.200 e R$ 1.500 e a gente faz inteiramente pelo SUS. Sem nenhum custo para o paciente. É muito gratificante a gente ter um serviço que tem credibilidade e respeito de todos que conhecem”, completou o reitor.

Inovação

Referência com exames de mamografia, tendo alcançado a marca de 100 mil mamografias realizadas ao longo desses cinco anos, o Centro de Diagnóstico e Imagem Professor Alberto Cardoso (Cedim) avançou em outros exames e começou a realizar em 2023 o exame de elastografia hepática, um método de imagem não invasivo e indolor que permite avaliar o grau de fibrose do fígado, um tecido que se desenvolve quando o órgão é lesionado continuamente em razão de condições como hepatite, gordura no fígado, cirrose e câncer no fígado.

De acordo com Ceiça Carvalho, diretora do Cedim, a unidade de apoio da Uncisal é a única em Alagoas a realizar o procedimento pela rede SUS. “O procedimento é ofertado por um dos nossos profissionais, tendo feito cerca de 90 elastografias no ano de 2023 e 118 já realizadas em 2024, até este mês de julho”, disse.

Ceiça Carvalho é responsável pelo Centro de Diagnóstico e Imagem da Uncisal e comanda uma equipe de aproximadamente 80 profissionais de enfermagem, radiologia, tecnologia e médica. Além de trabalhar para diagnosticar doenças por meio das imagens obtidas nas máquinas de última geração, com agilidade na entrega do laudo, o Cedim foi uma das primeiras unidades do SUS em Alagoas a trabalhar com o Telelaudo, uma inovação tecnológica que ajuda a laudar com mais celeridade e com menos gasto de dinheiro público.

A diretora lembra que o Cedim trabalha principalmente com o diagnóstico precoce, o rastreamento do câncer de mama. Além da mamografia, no local também são realizados exames de  ultrassom e biópsia. O paciente ainda é encaminhado para um mastologista. “Por isso, o Cedim é referência no estado na questão do câncer mamário, porque trabalha com o diagnóstico precoce, quando a doença ainda está no início, quando existe tratamento e o paciente não vai sofrer com quimioterapia e radioterapia. O Cedim é pioneiro nisso, porque a gente consegue fechar um diagnóstico de uma paciente com câncer em menos de 30 dias”, diz Ceiça Carvalho.  

 

 

 

“Ela faz a mamografia, a ultrassom, a biópsia e a gente ainda tem o carinho de encaminhar aquela paciente para um oncologista, a um mastologista. É um trabalho humanizado que representa muito para o Cedim. Temos orgulho do trabalho realizado no dia a dia e também por meio de mutirões e campanhas, cumprindo o papel de servir à população do Estado com excelência”, concluiu Ceiça Carvalho.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp