O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, neste sábado (6), coleta externa de sangue na Secretaria Municipal de Saúde de Santa Luzia do Norte, no bairro Centro. A ação externa, que visa facilitar o acesso dos santaluzienses à prática da doação voluntária de sangue, ocorre das 9h às 16h.
Para se candidatar à doação voluntária de sangue, é necessário seguir os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de estar bem de saúde, o voluntário, obrigatoriamente, deve ter idade entre 16 e 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos.
O MS exige, também, que o voluntário porte um documento de identificação com foto e esteja alimentado no momento da doação, evitando apenas alimentos gordurosos. É vetada a ingestão de bebidas alcoólicas antes do procedimento e o candidato deve ter dormido regularmente na noite anterior.
Caso os voluntários tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite, após os 11 anos, a doação de sangue é proibida. Quanto aos candidatos que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing, o ato de doar sangue é vetado durante um ano.
Se o voluntário estiver com sintomas de gripe ou resfriado, fica vetada a doação de sangue. O recomendado é doar sangue antes de se vacinar contra a Covid-19 ou a Influenza, mas, caso já tenha se imunizado, é necessário respeitar um intervalo.
No caso da vacina contra a Influenza, o impedimento temporário é de dois dias, assim como deve ocorrer no caso da vacina CoronaVac, destinada à Covid-19. Já se os imunizantes contra o novo coronavírus foram da AstraZeneca, Pfizer, Pfizer Bivalente ou Janssen, o intervalo deve ser de 7 dias.