05/07/2024 às 05h15min - Atualizada em 05/07/2024 às 05h15min

Sesau capacita servidores para atendimento antirrábico humano e acidentes por animais peçonhentos

Curso foi destinado a profissionais médicos e enfermeiros dos 102 municípios que atuam na área assistencial das unidades de referência e para os técnicos do PNI/AL

Governo de Alagoas
Treinamento ocorreu no auditório da Uncisal
Ruana Padilha / Ascom Sesau
 

 

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nesta quinta-feira (4), a Capacitação em Atendimento Antirrábico Humano e Acidentes por Animais Peçonhentos. O curso, destinado a profissionais médicos e enfermeiros que atuam na área assistencial das unidades de referência e para os técnicos do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), ocorreu no auditório da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro Trapiche, em Maceió.

 

O coordenador do Programa Estadual de Controle de Zoonoses da Sesau, Clarício Bugarim, afirmou que a capacitação é fundamental para conscientizar e preparar os profissionais sobre o fluxo de atendimento, protocolos de atuação e unidades de referência.

 

“O treinamento é importante para que nossos profissionais estejam aptos a entregar um serviço de qualidade à população. Durante o curso, os profissionais foram orientados sobre a prevenção da raiva humana, e a correta aplicação do medicamento e imunizante, além dos protocolos de atendimentos em casos de acidentes com animais venenosos”, ressaltou.

Ainda de acordo com Clarício Bugarim, o curso faz parte da programação da Sesau para o Dia Mundial das Zoonoses, que ocorre no próximo sábado (6). “A transmissão de zoonoses pode ocorrer tanto de forma indireta, por vetores, como os mosquitos, ou por meio do consumo de alimentos contaminados e mordidas, arranhões e contato com secreções”, explicou o coordenador do Programa Estadual de Controle de Zoonoses da Sesau.

 

Durante o treinamento, os participantes puderam acompanhar a palestra sobre o “Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos e Profilaxia da Raiva Humana”, ministrada pelo infectologista do Hospital Escola Helvio Auto (HEHA), Fernando Maia. Já o tema “Fluxo e Profilaxia da Raiva”, foi abordado por Clarício Bugarim, que é formado em Medicina Veterinária. 

 

Ainda durante o evento, foram tratados dos temas “Fluxo e Profilaxia dos Acidentes por Animais Peçonhentos”, com a enfermeira da Sesau Fernanda Vieira e “Boas Práticas em Vacinação”, com a enfermeira do PNI/AL, Juliana Veras.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp