O Hospital Ib Gatto Falcão, situado em Rio Largo e vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), firmou convênio com a Faculdade de Direito, Ciências e Tecnologia Santa Maria Madalena (FADICT), visando assegurar estágios curriculares aos alunos dos curso de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Radiologia e Biomedicina. A iniciativa ocorreu por meio de articulação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da unidade hospitalar, que, em contrapartida, vem capacitando a equipe multidisciplinar do equipamento de saúde, por meio de cursos de formação técnica e superior.
Além de assegurar o estágio curricular, o Hospital Ib Gatto Falcão também oportuniza à Liga dos Estudantes de Medicina um espaço para que desenvolvam suas atividades acadêmicas. Com isso, eles atuam em todos os setores da unidade, visando ampliar os conhecimentos práticos disseminados no dia a dia de um hospital especializado no atendimento de urgência e emergência.
Paralelamente aos estágios, o Hospital Ib Gatto Falcão também vai ministrar cursos de capacitação voltados à segurança do trabalho e ética profissional, assim como treinamento sobre suporte básico de vida. Deste modo, segundo a supervisora do NEPS, Cleane Lins, a unidade hospitalar vai contribuir para que a ampliação do conhecimento não fique apenas no âmbito teórico, mas, também, seja efetivada na prática.
“O aluno que mostrar um bom desempenho tem a chance de se tornar um colaborador da unidade, como já aconteceu com alguns de nossos estagiários. Temos o maior orgulho em ceder nosso espaço para ampliação de conhecimento, porque, para nós, é gratificante fazer parte desse projeto e poder acompanhar de perto a evolução e formação dos estudantes, para que se tornem bons profissionais e cumpram a missão de salvar vidas. Temos o maior orgulho em ceder nosso espaço para a ampliação do conhecimento”, ressaltou Cleane Lins.
A supervisora do NEPS do Hospital Ib Gatto Falcão ressaltou que a Direção-Geral e a Direção Administrativa da unidade são os maiores apoiadores e incentivadores do Programa de Estágio, bem como pela capacitação dos colaboradores do equipamento de saúde. “A capacitação permanente dos servidores da saúde compreende uma das principais estratégias do NEPS, que tem total apoio dos gestores da unidade, por ser o responsável por todo processo de organização, articulação e acompanhamento das atividades de formação, sejam elas práticas disciplinares, estágios curriculares obrigatórios e extracurriculares, além de visitas técnicas na unidade hospitalar”, frisou.
O Núcleo
O NEPS foi criado em decorrência da implementação da Portaria 198/2004 do Ministério da Saúde (MS), que propõe a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). Ele é responsável por planejar, organizar e fornecer apoio para implementação de políticas e ações relativas à educação permanente e se classifica como uma proposta de ação estratégica, visando contribuir para a transformação e qualificação das práticas em saúde, a organização de ações e dos serviços, os processos formativos e as práticas pedagógicas, visando à formação de profissionais no âmbito da saúde.