05/06/2024 às 12h02min - Atualizada em 05/06/2024 às 12h02min

Atuação da PM no Benedito Bentes zera número de homicídios na região em maio

De acordo com 5º BPM, a política de ocupação de área, reforço das equipes das unidades especializadas e dos programas Força Tarefa e Ronda no Bairro foram fundamentais para esse resultado

Governo de Alagoas
5º BPM ocupa 24 horas as áreas com maiores índices de violência
Luan Miranda / Ascom PMAL
 

Pela primeira vez na história, a área de cobertura do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) não registrou Mortes Violentas Intencionais (MVI) como homicídios, latrocínios e feminicídios no mês de maio. A Unidade responde pela região do complexo Benedito Bentes e Antares.

 

Em maio do ano passado, foram 13 registros de MVI; e este ano, zero. Os números de 2024 estavam em queda desde o início do ano. De janeiro a maio de 2024, foram registradas 19 mortes violentas, representando uma redução de aproximadamente 39% se comparada ao mesmo intervalo de 2023, quando foram contabilizados 31 homicídios, segundo dados do setor de Planejamento e Estatísticas da Unidade (P3/ 5º BPM). 

 

Para conseguir esta redução, seguindo as diretrizes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AL) e do comando-geral Corporação, além das operações de combate à criminalidade, o 5º BPM adotou estratégias específicas com base nos dados estatísticos levantados pela P3, como por exemplo, a ocupação 24 horas nas áreas com maiores índices de violência, as chamadas zonas quentes.

 

“Continuaremos nosso trabalho, garantindo ainda mais proteção para nossa região. Seguiremos com a política de ocupação de área, que já vem dando certo, e com as diretrizes do alto comando. A partir do mês de junho ganharemos mais 15 viaturas para o policiamento motorizado, além do emprego de novos militares recém-formados, aumentando o efetivo”, explicou o tenente-coronel Luciano da Silva, comandante do 5º BPM. O gestor destacou também que o resultado é fruto de um trabalho do efetivo e da cooperação das Unidades Especializadas da PM e dos programas Força Tarefa e Ronda no Bairro. 

 

NÚMEROS DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS 

A redução é ainda mais notória nos últimos cinco anos, de janeiro a maio. Se comparado ao mesmo período em 2022, a redução foi de mais de 47%, frente aos 36 MVI registradas à época. No período da pandemia da Covid-19, os números ainda foram maiores que os de 2024. Ou seja, tanto em 2020 quanto em 2021 (com 26 mortes violentas contabilizadas cada), a redução em 2024 representou cerca de 27%.

 

“Alagoas segue lutando contra a criminalidade e levando mais proteção aos cidadãos. Tudo isso graças aos esforços da Polícia Militar, que junto às forças de segurança pública do estado conseguiram promover paz e segurança não só à capital, mas toda Alagoas”, enfatizou o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, que completou dois anos no comando da Corporação em maio, e comemora o feito do 5º BPM.

 

RECONHECIMENTO

Diante da marca histórica, a equipe do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) da PM esteve no 5º BPM para parabenizar todo efetivo, na manhã desta segunda-feira (3). "Em meus 33 anos de Polícia Militar, nunca ouvi falar que durante 30 dias o complexo no Benedito Bentes não tenha tido um homicídio’’, destacou o coronel Pantaleão Silva, comandante do CPRM.

 

Para chegar a este resultado, o subcomandante do CPRM reforçou o empenho coletivo. “Esses números tão bons passam por cada um que contribuiu, desde aquele que está no administrativo até os policiais nas viaturas da Força Tática, da Força Tarefa e nas motos. Todos se dedicaram dia a dia” reconheceu o tenente-coronel Hiraque do Santos, subcomandante do CPRM.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp