28/05/2024 às 10h09min - Atualizada em 28/05/2024 às 10h09min

Coruripe recebe I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e Museus da Região do Tabuleiro do Sul

O encontro vai reunir gestores e especialistas para discutir meios de fortalecer os equipamentos culturais do Estado

Governo de Alagoas
Ao todo, nove municípios participarão das atividades do encontro
Ryan Charles / Ascom Secult
 

Gestores dos equipamentos culturais cadastrados nos sistemas Alagoano de Museus e Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas se reúnem na cidade de Coruripe para o I Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e Museus da Região do Tabuleiro do Sul. A ação acontece no próximo dia 11 de junho, a partir das 9h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado na Rua Lindolfo Simões, nº 431, Centro da cidade.

 

O evento, que é uma realização do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), visa discutir, junto dos líderes e gestores das principais bibliotecas e museus da região, estratégias para fortalecer e ampliar o funcionamento dos equipamentos culturais. Além disso, a ação promete ser um intercâmbio de aprendizados e ideias entre os municípios da região.

 

"Nosso objetivo é unir esforços e ideias para fortalecer nossos equipamentos culturais de Alagoas", disse a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

 

Ao todo, nove municípios participarão das atividades do encontro: Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Jequiá da Praia, Junqueiro, Roteiro, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela. Durante o evento haverá ainda oficinas de organização de acervos bibliográficos e museais, bate-papo sobre desafios e perspectivas entre os municípios, entrega de kits de livros e apresentações culturais.

 

A coordenadora dos Sistemas de Bibliotecas e Museus de Alagoas, Mira Dantas, destaca a relevância deste encontro como um espaço para a troca de experiências e a elaboração de estratégias destinadas a fortalecer e expandir o alcance dos equipamentos culturais. "Este evento é uma oportunidade para inspirar e colaborar em prol de nossos museus e bibliotecas, fundamentais para o desenvolvimento cultural e social de nossos municípios”, destaca.

 

Antecedendo o encontro, no dia 04 de junho, serão feitas visitas técnicas aos museus e bibliotecas dos municípios Boca da Mata, Campo Alegre e Coruripe, realizadas com a finalidade de avaliar, conhecer e auxiliar os equipamentos em suas funcionalidades.

 

Confira a programação completa:

 

9h - Abertura - Apresentação cultural

 

9h30min - Palestra sobre a importância da Biblioteca e Museus para o desenvolvimento social e cultural dos municípios;

 

10h - Oficina de organização de acervos bibliográficos e museais.

 

11h - Coffee break

 

11h15 - Bate-papo sobre desafios e perspectivas entre os municípios.

 

 

13h - Encerramento com entrega de kits de livros


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp