22/05/2024 às 12h37min - Atualizada em 22/05/2024 às 12h37min

Secult abre consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc em Alagoas

Pesquisa estará disponível até o dia 28 de maio de 2024, no endereço cuca.al.gov.br

Governo de Alagoas
Foto: Governo de Alagoas
Ryan Charles / Ascom Secult
 

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult) deu início nesta terça-feira (21) a uma consulta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2024. A pesquisa visa coletar sugestões e demandas dos agentes culturais do estado para o planejamento, elaboração e implementação da lei em Alagoas. O formulário está disponível até o dia 28 de maio no site cuca.al.gov.br.

 

As informações obtidas serão fundamentais para a formulação do Plano Anual de Aplicação dos Recursos pela Secult, assegurando a execução efetiva tanto da PNAB quanto da Política Nacional Cultura Viva. Em 2024, Alagoas receberá R$ 32.698.972,11, com o objetivo de potencializar grupos e agentes culturais existentes, além de promover a cidadania cultural e assegurar o direito à cultura.

 

De acordo com a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, esta consulta representa um avanço nos incentivos culturais do estado. "Estamos comprometidos em promover uma cultura inclusiva, e a participação ativa dos fazedores de cultura é fundamental para alcançarmos esse objetivo. As ideias e sugestões serão fundamentais para moldar uma política pública que atenda às necessidades de nossa comunidade artística e cultural”, afirmou.

 

Política Nacional Aldir Blanc

 

A Lei nº 14.399/2022, que institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), regulamentada pelo Decreto nº 11.740/2023, estrutura um sistema federativo de financiamento à cultura, com repasses contínuos da União para Estados, Distrito Federal e Municípios. Os entes federativos serão responsáveis por executar editais e chamamentos para trabalhadores do setor e poderão aplicar os recursos em políticas locais. Por meio da PNAB serão destinados R$ 3 bilhões para o fomento de atividades e produtos culturais em todo o país.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp