21/05/2024 às 13h19min - Atualizada em 21/05/2024 às 13h19min

Adeal inicia trabalho de campo para manutenção de área livre do mofo azul do tabaco

Inspeção será realizada em 12 municípios da região fumageira do estado

Governo de Alagoas
Material coletado será analisado em laboratório do Mapa
Dorgival Junior / Ascom Adeal
 

O trabalho de campo para a manutenção da área livre do mofo azul da cultura do tabaco foi iniciado em Alagoas. Equipes da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária da Alagoas (Adeal) estarão percorrendo municípios da zona fumageira do estado, inspecionando e realizando a coleta de amostras.

 

A primeira fase da ação teve início essa semana, onde três equipes técnicas estarão presentes nos 12 municípios que fazem parte da região fumageira. Na oportunidade, serão inspecionadas 10% das propriedades produtoras.

 

De acordo com a Adeal, no trabalho de inspeção também será feita a coleta de amostras de folhas que serão encaminhadas para análise em laboratório credenciado Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

 

“Na ação de campo, que segue até sexta-feira, dia 31, da semana subsequente, com mais uma equipe, será feita a inspeção e coleta na fase fonológica da planta, denominada de sementeira. Após a execução da primeira etapa, o trabalho segue nas demais fases de desenvolvimento da planta, baixeiro e folha primeira”, informou a chefe do Núcleo de Defesa Vegetal da Adeal, Maria José Rufino.

 

A ação é executada pela Adeal em parceria com as secretarias municipais de Agricultura, contando com o apoio do setor produtivo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp