26/03/2024 às 17h25min - Atualizada em 26/03/2024 às 17h25min

Egressa de programa de residência no Hospital Escola Portugal Ramalho vence Prêmio Torrent/TYSA

Esiane Correa foi escolhida a melhor residente em Psiquiatria da região Nordeste e vai disputar etapa nacional

Agência de Alagoas
Esiane de Freitas Correa concluiu a especialidade no Hospital Escola Portugal Ramalho e vai representar a região Nordeste na etapa nacional do concurso
Betty Costa /ASCOM HEPR
 

Alagoas é destaque quando o assunto é ciência. Uma egressa do Programa Unificado de Residência Médica em Psiquiatria, desenvolvido pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), venceu a etapa regional do Prêmio Torrent/TYSA, idealizado pela Universidade de São Paulo e pela Torrent do Brasil, que seleciona os melhores jovens psiquiatras de cada região do país.

 

 

Esiane de Freitas Correa concluiu a especialidade no Hospital Escola Portugal Ramalho em fevereiro deste ano pelo Programa Unificado de Residência Médica e, agora, vai representar a região Nordeste na etapa nacional do concurso. A banca final de avaliação do Prêmio Torrent/TYSA está prevista para o mês de abril, no estado de São Paulo.

 

 

“Concorremos com todos os residentes do último ano de programas de residência em Psiquiatria. Ao final, foi escolhido o melhor residente de cada região do país”,  explicou Esiane Correa. “Nos inscrevemos e participamos de aulas e também de provas durante todo o percurso” , complementou a psiquiatra, que se formou em Medicina no ano de 2019 pela Famene, em João Pessoa, e optou pela realização da residência em Alagoas. “A psiquiatria sempre me chamou atenção na graduação, mas foi atuando no Sistema Único de Saúde, depois de formada, que percebi que era o que eu gostava de fazer”.

 

 

Segundo Esiane Correa, esta premiação tem um significado especial. A premiação prevê, além de certificações, participação no Congresso Clínica Psiquiátrica 2024. “Teremos ainda a oportunidade de conhecer um grande serviço que é o IPQ-USP”, declarou.

 

 

A médica destacou que foi nas atividades práticas realizadas nos ambulatórios e alas do Hospital Escola Portugal Ramalho que aprendeu o manejo dos diversos transtornos. “É durante a Residência, quando acompanhamos os pacientes na enfermaria, que discutimos e conversamos com nossos preceptores e que formamos nossa base”, reiterou Esiane Correa, afirmando que isso fez toda a diferença na sua indicação ao  prêmio.

  

 

Segundo a psiquiatra, foi essencial conhecer e trabalhar com a equipe do Portugal Ramalho. “Juntos, visamos sempre a melhora do paciente, já que é preciso um acolhimento multidisciplinar”, acrescentou Esiane Correa.

 

 

Para  Diogo Ciríaco Lira, supervisor da Residência Médica em Psiquiatria da Uncisal e preceptor do Programa Integrado da Residência Médica de Psiquiatria, o prêmio deixa a todos que fazem a Residência bastante orgulhosos. “Mostra a dedicação da Esiane, uma marca sua durante toda a residência”, ressaltou, lembrando que antes dela, pelo menos  cinco residentes da unidade já estiveram nesse mesmo lugar. 

 

 

“A importância dessa conquista é mostrar o que vem se fazendo no ambiente do HEPR em termos de ensino. Os residentes são médicos formados que optaram pela Psiquiatria como especialidade e junto deles temos os acadêmicos de medicina das duas faculdades públicas do Estado que também fazem suas práticas no Portugal Ramalho”, evidenciou Diogo Lira. 

 

 

Na visão do coordenador, prêmios como esse servem para mostrar que as atividades de ensino dentro do HEPR ocorrem de forma contínua e que devem ser vistas como um verdadeiro investimento. “As atividades atualizam e humanizam os contextos de avaliação e cuidado do paciente; trazem luz e modernidade, já que são ensinados os procedimentos que devem substituir práticas antigas e proscritas de cuidado em saúde mental”, concluiu.

 

 

Para Valfrido Leão, supervisor da Residência pela Ufal, este reconhecimento é motivo de celebração. "Orgulho dos residentes em Psiquiatria de Alagoas que, em nove edições, é destaque em cinco campeonatos nordestinos, além de um nacional", concluiu.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp