28/02/2024 às 15h00min - Atualizada em 28/02/2024 às 15h00min

Balançando o Ganzá: o programa mais antigo no ar

Nascido da criatividade do folclorista Ranilson França, há 36 anos o programa é um dos expoentes na defesa da cultura popular alagoana

Governo de Alagoas

Carlos Nealdo
 

Programa mais antigo transmitido pela Rádio Educativa FM, o Balançando o Ganzá foi criado em 1987, pelo professor e folclorista Ranilson França, falecido em 14 de agosto de 2006, aos 52 anos. Com boa parte de sua vida dedicada à luta e resistência em favor da preservação, divulgação e manutenção dos grupos populares, Ranilson levantou a bandeira do folclore durante o tempo em que esteve à frente do programa.
 

Defendeu e divulgou o trabalho dos mestres alagoanos não com saudosismo, mas por entender se tratar de cultura viva e dinâmica. Foi discípulo de renomados folcloristas e estudiosos do tema como Aloísio Vilela, Théo Brandão, José Maria Tenório Rocha, Pedro Teixeira, tendo no cônego Teófanes Augusto de Barros um grande incentivador.


Admirador e estudioso da obra de Dominguinhos, Ranilson lançou, em 2006, o livro “De Neném a Dominguinhos: Trajetória Discográfica”, onde relata a carreira do artista. Também foi o idealizador do projeto Engenho de Folguedos e um dos fundadores da Associação de Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), da qual foi presidente durante 21 anos. Além disso, foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, e presidente da Comissão Alagoana de Folclore e do Conselho Estadual de Cultura.

Atualmente, o programa é apresentado pelo amigo Ivan Barsand de Leucas, de quem Ranilson se aproximou graças ao coral Embracanto, criado pela Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel). Barsand – que era presidente da Federação Alagoana de Coros – lembra que fez um número musical homenageando os folguedos alagoanos que despertou o interesse de Ranilson França. “Depois dessa apresentação, ele sempre me chamava para entrevistas [no programa]”, conta.


O convite para apresentar o Balançando o Ganzá depois da morte de Ranilson surgiu da direção da rádio. “Quando o Ranilson precocemente faleceu, ficou um buraco e, de repente, eu sou surpreendido com uma ligação do diretor pedindo para que eu não deixasse o programa parar, já que eu era amigo e estava sempre lá com ele na rádio”, lembra.


Para Barsand, o Balançando o Ganzá representa a voz da cultura popular. “É um espaço onde se divulga, onde se mostra as atividades dos grupos de folguedos de Alagoas e da produção musical e artística dessa gente. É onde nós divulgamos e temos esse contato direto com o público alagoano”, diz.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp