O governador Paulo Dantas inaugura na próxima terça-feira (20) mais uma Creche Cria, desta vez no município de Campestre. Será 54ª unidade inaugurada em Alagoas. O modelo da creche é padrão, e tem capacidade para matricular até 200 crianças.
Em Campestre, a unidade educacional vai funcionar em tempo integral, das 7h às 15h, para atender crianças entre 8 meses de idade a 3 anos e 11 meses. A prefeitura municipal doou o terreno e a construção foi realizada com recursos do Governo do Estado, que entregou o equipamento com toda estrutura necessária, a exemplo de mobiliário e maquinário.
A gestão é atribuição da administração municipal de cada localidade que recebe a creche, inclusive para definir sobre a faixa etária das crianças matriculadas e se a unidade funcionará por turno ou em tempo integral – a exceção é Maceió, uma vez que a prefeitura não aceitou gerir a creche localizada em Mangabeiras. O Estado, por meio da Secretaria da Primeira Infância, contribui com a formação dos professores, que vão atuar na unidade, e com o suporte de vários projetos.
Conforme a coordenadora da primeira infância de Campestre, Sara de Brito Oliveira, o município, até antes da inauguração, possuía apenas uma creche que não atendia a demanda. Para Sara, a Creche Cria representa a realização de um sonho. Ela, que em todos os momentos participou da Educação Infantil do município, disse que sempre desejou um espaço que contemplasse a criança na sua totalidade.
“Talvez, possa parecer clichê para alguns, mas para mim é um sonho realizado. Agradeço a Deus, primeiramente, ao prefeito Pino e ao secretário de Educação, Eudes Araújo. E ao governador Paulo Dantas por realizar tão grande obra. Se essas mãos não tivessem se unido, nada disso estaria acontecendo”, afirmou Sara.
Homenageada
A nova creche, localizada na zona urbana, vai começar a funcionar no próximo dia 25 de fevereiro, e receberá o nome de Centro Educacional Infantil Professora Maria de Lourdes Mendes Silva. A homenageada nasceu em Rio Formoso (PE), mas começou a lecionar em Jacuípe (AL). Ingressou no serviço público, por meio de concurso, e tornou-se professora da Escola Isolada de Campestre, localizada no vilarejo Campestre que, na época, pertencia a Jundiá (AL).
Como educadora, foi considerada uma profissional de excelência. Anos depois, assumiu a direção da unidade de ensino, que passou a ser referência na localidade. A comunidade escolar passou a funcionar em um novo prédio, que recebeu o nome de Escola Francisca Barreto da Silva, em homenagem à mãe do ex-prefeito, Domingos Barreto da Silva, esposo da homenageada. Durante a gestão do marido, Lourdes foi secretária de Educação. A homenageada faleceu em 30 de março de 2022.