15/02/2024 às 20h19min - Atualizada em 15/02/2024 às 20h19min

UPAs gerenciadas pelo Estado registram mais de 7 mil atendimentos durante feriadão de carnaval

Maior registro ocorreu na UPA Tabuleiro do Martins, situada na Avenida Durval de Góes Monteiro, em Maceió

Governo de Alagoas
As UPAs funcionam 24 horas por dia, e foram desenvolvidas para resolver grande parte das urgências
Ruana Padilha / Ascom Sesau
 

As seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) mantidas e gerenciadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizaram, juntas, 7.566 mil atendimentos durante o feriadão de Carnaval. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (15), e os números comprovam a eficiência das unidades de saúde na área de urgência pré-hospitalar.

 

 

A UPA com maior demanda foi a Tabuleiro do Martins, situada na Avenida Durval de Góes Monteiro, em Maceió, que contabilizou 1.814 atendimentos. Na segunda posição ficou a UPA Jacintinho, situada na Avenida Juca Sampaio, também na capital alagoana, que realizou 1.370 atendimentos. Já em terceiro lugar ficou a UPA Cidade Universitária, no Conjunto Santa Maria, que atendeu 1.145 pessoas.

 

 

Na sequência ficou a UPA Arapiraca, localizada no bairro Itapoã, com 1.140 atendimentos, seguida pela UPA Jaraguá, na Avenida Walter Ananias, com 1.089 atendimentos. A UPA Chã da Jaqueira, situada na Travessa do Arame, contabilizou 1.008 atendimentos entre o sábado (10) e a quarta-feira (14). Fluxo

 

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e foram desenvolvidas para resolver grande parte das urgências, como pressão e febre altas, cortes, infarto, derrame e fraturas. As unidades possuem estruturas com raios-x, leitos de observação e de urgência, laboratório de exames por imagem e de análises clínicas, salas de gesso e de nebulização.

 

 

O atendimento é realizado de acordo com a classificação de risco, e não necessariamente por ordem de chegada, priorizando a gravidade dos casos. Para definir a gravidade de cada caso são considerados parâmetros como intensidade das dores, sinais vitais, sintomas, glicemia e quadro clínico do paciente.

 

 

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, os números apresentados no período carnavalesco são a comprovação de que as seis UPAs mantidas pelo Governo do Estado são eficientes e resolutivas. “As unidades asseguram à população atendimento de urgência, que é o intermediário entre a Atenção Primária e a Alta Complexidade. Além de solucionar muitos problemas de saúde, elas evitam que casos desnecessários migrem para unidades como o HGE”, realçou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp