11/01/2024 às 18h34min - Atualizada em 11/01/2024 às 18h34min

SSP capacita mais de 9 mil agentes para atender vítimas de violência doméstica

Curso promovido pela Chefia de Ensino da Secretaria de Estado da Segurança durou quatro meses

Governo de Alagoas
Capacitação foi iniciada durante campanha Agosto Lilás, de combate à violência doméstica
Roberison Xavier / Ascom SSP


Para garantir a prestação de um serviço mais humanizado, a Secretaria de Estado da Segurança Pública concluiu o primeiro curso de atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar para os integrantes das polícias Militar, Civil e Científica e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.

 

Com a qualificação, Alagoas se tornou o primeiro Estado do país a criar uma capacitação para os integrantes das forças policiais e bombeiros sobre o protocolo de atendimento humanizado às mulheres que sofrem algum tipo de violência.

 

Na primeira etapa, iniciada em agosto de 2023 e concluída em dezembro do ano passado, 9.784 servidores públicos, que atuam diariamente no enfrentamento da criminalidade, receberam as instruções coordenadas pela Chefia de Ensino Integrado da SSP.

 

O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, parabenizou o empenho dos agentes na realização do curso, ao tempo que enalteceu a importância da capacitação para o combate à criminalidade.

“Foi uma peça fundamental para que os nossos agentes estejam ainda mais instruídos e saibam como atuar diante dos casos, favorecendo também o trabalho de prevenção dentro das instituições e entre os familiares e amigos dos servidores, que podem compartilhar o conhecimento”, afirmou.

 

Composto por sete módulos de conteúdos temáticos, o curso possui uma carga horária de 70 horas/aula. Entre os módulos da malha curricular, estão os marcos legais relacionados à proteção da mulher e as legislações penais para situações de violência contra a mulher. Já entre os instrutores, estavam a chefe de Políticas de Segurança à Mulher da SSP, coronel Camila Paiva; a chefe de Ensino Integrado, major Joyce Bezerra; e a diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas, professora Elaine Pimentel.

 

No total, 96.855 horas de videoaulas foram exibidas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem – CEI Educar, que é a plataforma on-line de ensino da SSP, e mais de 91% dos que participaram da capacitação avaliaram o curso como bom ou excelente. “Totalmente satisfeito com o curso, uma vez que ele traz segurança jurídica para o trabalho policial e está dentro do que acredito ser ideal”, disse o policial militar Lucas de Oliveira. Além dos servidores estaduais, também participaram do curso guardas civis municipais e universitários.

 

De acordo com a Chefia de Ensino, este ano será lançada a segunda edição do curso, com o objetivo de atingir ainda mais público. “Já estamos planejando mais uma etapa sempre pensando na qualidade do serviço prestado à sociedade e com o objetivo de salvar ainda mais vidas”, declarou a chefe do setor, major Joyce.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp