30/03/2021 às 15h45min - Atualizada em 30/03/2021 às 15h45min

#TôAqui: Assistência Presente fará ações voltadas à população em situação de rua

Alagoas Atenta Com Prefeitura de Maceió
Kits serão entregues à população em situação, usuários dos Creas, Centros Pops e de unidades de acolhimento. Foto: Ascom/Semas

A  Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) reforçará ações voltadas para o atendimento à população em situação de rua, especialmente nesse período crítico da pandemia. A ação — chamada Plantão Social #TôAqui – Assistência Presente — ofertará os serviços das equipes de Abordagem Social e também kits de prevenção à Covid-19.

De acordo com o secretário da pasta, Carlos Jorge da Silva, principalmente durante a pandemia, é fundamental que a Semas assegure esses serviços para a população em situação de rua. “É mais importante ainda que eles aceitem as orientações e aproveitem os serviços que são ofertados pelo município para que tenham uma vida digna e possam, também, se proteger contra a Covid-19”,  destacou.

Segundo a diretora de Proteção Social Especial da Semas, Tatiana Boia,  esse atendimento já foi iniciado nesta segunda-feira (29). “Preparamos uma programação completa, que também se estenderá aos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centros POP) e unidades de acolhimento da Semas. Nessas unidades, faremos a entrega de máscaras e álcool em gel para os nossos usuários”, explicou.

As equipes do Serviço de Abordagem Social (Seas) atuarão todos os dias, das 8h às 22h, percorrendo os bairros da capital para encaminhar a população em situação de rua aos programas socioassistenciais e serviços de acolhimento institucionais disponíveis no município.

O Seas é formado por cinco equipes, cada uma composta por um assistente social, psicólogos e educadores sociais que se dividem nas regiões do Benedito Bentes, Santa Lúcia, Jatiúca, Orla Lagunar. Há, ainda, um grupo noturno. As equipes procuram orientar e sensibilizar as pessoas em situação de rua sobre os riscos pessoais e sociais de viver nas ruas e para identificar qual são as suas demandas, mostrando todos os direitos que eles têm e fazendo os encaminhamentos necessários.

Nesta quarta-feira (31), Carlos Jorge da Silva e o secretário adjunto, Moacir Teófilo, acompanharão o trabalho da Abordagem Social e a entrega dos kits.

Vanessa Napoleão/Ascom Semas


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp