30/03/2021 às 10h00min - Atualizada em 30/03/2021 às 10h00min

Vida Nova nas Grotas soma conquistas apesar das dificuldades geradas pela pandemia

As obras de melhorias habitacionais prosseguem respeitando os protocolos sanitários

Alagoas Atenta com Agência Alagoas

O programa Vida Nova nas Grotas desenvolvido pelo  Governo de Alagoas surgiu em 2015, com o nome Pequenas Obras, Grandes Mudanças. Procurando implementar qualidade de vida para a população vulnerável da capital, o trabalho da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) busca levar intervenções e melhorias habitacionais. Como em reparos nos telhados, banheiro, cozinha, reboco e piso das casas. Inicialmente, o programa era direcionado para as grotas de Maceió, mas já há planos de migrar para o interior do estado. 

Em 2017, o projeto ganhou uma importante parceira: a ONU-Habitat, que instalou seu primeiro escritório do Nordeste aqui em Alagoas. A partir desse encontro foi feito um grande mapeamento e estudo de dados nas grotas de Maceió, facilitando o conhecimento sobre cada comunidade pesquisada, observando suas características e necessidades, dinamizando as ações a serem feitas em cada localidade específica.

“Todos os serviços de melhorias habitacionais têm a intenção de levar para as pessoas a condição de uma moradia mais humana; seja a partir de uma mudança no reboco ou na instalação de um esgotamento sanitário. Com a ampliação destas obras, podemos oferecer mais segurança e conforto para dentro dos lares mais humildes.” Explicou a Superintendente de Habitação, Lorena Coimbra.

Esse suporte busca ainda fortalecer e ampliar o alcance das obras de infraestrutura nas regiões menos economicamente favorecidas da capital. Depois de anos de avanços em infraestrutura, o Vida Nova nas Grotas também alcançou o reconhecimento público internacional por conta de suas ações para promoção do bem-estar dos cidadãos.

Em  2019, o projeto ganhou o Prêmio Eduardo Campos do concurso Governarte: A Arte do Bom Governo, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Buenos Aires, Argentina. Já no ano seguinte, o programa ganhou atenção ao vencer na categoria Qualidade de Vida e Inclusão, o prêmio World Smart City Awards 2020. O evento foi transmitido virtualmente da cidade de Barcelona, na Espanha.

Desde 2015, cerca de R$ 107 milhões de reais já foram injetados no projeto Vida Nova nas Grotas como um todo, beneficiando, até o momento, cerca de 54 grotas com as obras de mobilidade e melhorias habitacionais. Entre as grotas que a Seinfra já entregou casas estão: Piabas, Aterro e Macaxeira. Apesar das dificuldades encontradas por causa da pandemia, as obras foram retomadas e seguem avançando. No começo do mês de março foi dada ordem de serviço para o início das obras nas grotas do Rafael, Alto de Ipioca e Antares. E a expectativa é que no próximo mês de abril seja também dada ordem de serviço nas grotas do Alto da Boa Vista e Grutão. 

Com o projeto piloto para migrar para o interior do estado já em execução no município de Olho D’Água das Flores, o secretário Maurício Quintella conta que vem recebendo pedidos dos prefeitos alagoanos para levar o programa os municípios. “O programa Vida Nova nas Grotas já está bem consolidado em Maceió, inúmeros avanços já foram feitos apesar de todos os contratempos da pandemia. Mas além da capital, o intuito do Governo Estadual é expandir essas melhorias habitacionais para o interior de Alagoas e aprimorar cada vez mais a qualidade de vida dessa região.”

Além das ações de obras desenvolvidas pela Seinfra e Setrand, o Governo de Alagoas, em parceria com outras secretarias estaduais, realiza ações de inclusão social, mudanças ambientais e empreendedorismo. Seja na rua e nas praças ou dentro da própria casa do alagoano, a transformação social vem mudando a vida da população de Maceió.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp