15/12/2023 às 20h06min - Atualizada em 15/12/2023 às 20h06min

Com apoio do Governo de Alagoas, 30º Festival do Bumba-Meu-Boi acontece neste final de semana

Programação conta com três dias de apresentações de 30 grupos culturais

Governo de Alagoas
Evento acontece a partir das 17h, na Praça Multieventos, no bairro da Pajuçara
João Brito/Ascom Secult

Com o intuito de enaltecer e celebrar a rica cultura alagoana, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), apoia a 30ª edição do Festival do Bumba-Meu-Boi em Maceió. Realizado pela Liga do Bumba-Meu-Boi de Alagoas, a programação gratuita acontece nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, a partir das 17h, na Praça Multieventos, no bairro da Pajuçara.

 

Segundo a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, valorizar a cultura é um compromisso do governo estadual. “O Bumba-Meu-Boi representa uma parte de nossa identidade cultural. Preservar essa tradicional festa é vital para manter viva a riqueza dos nossos folguedos e, por meio desta iniciativa, estamos empenhados em compartilhar essa expressão única com o público”, disse.

 

Para o governador de Alagoas, Paulo Dantas, a cultura vai muito além da promoção de expressões artísticas, sendo essencialmente uma força impulsionadora para a economia e toda uma cadeia produtiva. Como o Festival do Bumba-Meu-Boi, que não se limita a estimular a cultura, exercendo influência em diversas esferas, incluindo a economia criativa e o setor turístico. “A Cultura movimenta a economia e também gera emprego e renda para milhares de famílias alagoanas. Fico feliz ao ver a felicidade estampada no rosto de cada alagoano que se dispõe a levar o que aprendeu para outras pessoas”, disse.

 

O Governo do Estado investe cerca de R$ 220 mil destinados à infraestrutura e à logística do evento. Ao longo dos três dias de festividade, o público terá a oportunidade não apenas de vivenciar a riqueza da cultura alagoana, mas também de prestigiar as apresentações de trinta grupos culturais locais. São eles: Africano, Águia, Águia de Ouro, Águia Dourada, Anaconda, Axé, Bumbá Alagoano, Cão de Raça, Cobra Negra, Diamante, Dragão, Dragão Kids, Escorpião, Fênix, Força Bruta, Garantido, Gavião, Imperador, Jaguar, Kimera, Lacrau, Pacato, Pantera, Pérola, Rottweiler, Safary, Tigre, Treme Terra, Trovão e Vingador.

 

 
 

O presidente da Liga do Bumba-Meu-Boi de Maceió, Allan Vitor dos Santos, agradeceu o apoio do Governo e ressaltou a importância do aporte. “O Governo do Estado foi o nosso braço direito, sem este apoio o nosso evento seria vazio, sem estrutura nenhuma. O governador Paulo Dantas foi a nossa salvação. Após uma conversa sobre a situação da 30ª edição do festival, ele se comprometeu, junto com a secretária Mellina Freitas, a apoiar o festival com uma estrutura completa. Graças a Deus e ao Governo do Estado o nosso festival foi salvo”, ressaltou.



O festival também será transmitido ao vivo pelo canal oficial da Secult, através do link https://www.youtube.com/c/secultalagoas.



Confira a programação completa e a ordem de apresentação dos grupos:

 

1º dia - sexta-feira (15/12)

 

Boi Pacato

Boi Fênix

Boi Águia Dourada

Boi Escorpião

Boi Rottweiler

Boi Trovão

Boi Jaguar

Boi Tigre

Boi Gavião

Boi Dragão Kids

 

2º dia - sábado (16/12)

 

Boi Imperador

Boi Pantera

Boi Garantido

Boi Anaconda

Boi Águia de Ouro

Boi Treme Terra

Boi Cão de Raça

Boi Dragão

Boi Africano

Boi Safary

 

3º dia - domingo (17/12)

 

Boi Diamante

Boi Força Bruta

Boi Axé

Boi Kimera

Boi Bumbá Alagoano

Boi Lacrau

Boi Vingador

Boi Águia

Boi Pérola

Boi Cobra Negra

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp