15/12/2023 às 19h31min - Atualizada em 15/12/2023 às 19h31min

Rede pública de ensino começa a receber livros para ano letivo 2024

Em toda Alagoas, 480 mil volumes serão distribuídos nas escolas estaduais e municipais; entrega simbólica aconteceu na última quarta-feira (13) na Escola Estadual Edmilson Pontes

Governo de Alagoas
Material será usado por turmas dos anos finais do ensino fundamental
Manuella Nobre/Ascom Seduc

As escolas da rede pública de Alagoas começaram a receber os livros didáticos que serão utilizados por estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º a 9º anos) a partir do ano letivo 2024. Ao todo, 480 mil volumes serão distribuídos nos 102 municípios alagoanos. Em todo o Brasil, serão 170 milhões de livros entregues pelo Ministério da Educação por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

 

O material didático, que é transportado pelos Correios, foi escolhido após dois anos de um detalhado e dedicado processo, contando com mais de cinco mil professores analisando e selecionando os melhores conteúdos e equipe técnica avaliando o material mais qualificado e a logística certa para garantir a entrega segura. A entrega dos pacotes deve ser concluída até o primeiro trimestre de 2024.

 

Para a rede estadual de ensino serão direcionados 276 mil livros e, na última quarta-feira (13), houve uma entrega simbólica na Escola Estadual Edmilson Pontes, em Maceió. O evento, promovido pela Gerência Especial de Recursos Didáticos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foi acompanhado pela coordenadora geral dos Programas do Livro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Nadja Cezar Rodrigues, reunindo ainda parceiros do processo como os Correios e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de professores e estudantes da unidade de ensino. Nadja  veio a  Alagoas a convite da Ufal para conhecer o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) da universidade.
 
 
“É gratificante, neste momento, ter conosco a representatividade de todos os envolvidos neste processo. Ainda enquanto estudante, eu via no livro a oportunidade de libertação e a segurança no conteúdo que eu tinha na mão. Hoje quero agradecer a cada um daqueles que garantem que este livro chegue ao seu destino, à sala de aula, ao aluno. É muito bom contar com vocês”, destacou Nadja, emocionada.

 

União de forças

 

A gerente especial de Recursos Didáticos da Seduc, Quitéria Assis, e a gestora da Edmilson Pontes, Cleone Barbosa, ressaltaram a importância de todos os elos que compõem a cadeia para levar o livro a cada estudante alagoano.
 
 
“É muito importante que conheçamos como é rico em detalhes este processo detalhado pela Nadja. Destacamos ainda o trabalho da nossa equipe do Censo, das Gerências Especiais de Educação e escolas. Além de toda a dedicação, é alto o valor investido. Portanto, cuidem do livro. Todo este trabalho é para vocês”, afirmou Quitéria, voltando-se aos estudantes presentes.

 

Cleone também chamou atenção para a importância de conservação do material didático. “Até que esse livro chegue ao nosso estudante, ele passa por um processo minucioso de logística que envolve diversos parceiros, a exemplo dos Correios, que transportam esse material com todo o cuidado necessário. Por isso, é muito importante que o estudante valorize e cuide desses livros que foram elaborados com todo o carinho para eles”, frisou.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp