04/10/2023 às 17h00min - Atualizada em 04/10/2023 às 17h00min

Orquestra Filarmônica de Alagoas promove uma verdadeira celebração nostálgica no Teatro Deodoro

Concerto Games e Animes trará a magia das trilhas sonoras dos vídeo games e animes em dose dupla, nos dias 5 e 6 de outubro

Agência de Notícias
Foto: Reprodução
Paulo Canuto


“Posso pressentir o perigo e o caos e nem agora vai me amedrontar…”, “Faça elevar, o cosmo no seu coração, todo mal combater, despertar o poder…”, para algumas pessoas essas frases podem nem fazer sentido, mas para uma legião de fãs, essas palavras são verdadeiros hinos. E para promover uma verdadeira celebração da cultura dos animes e também dos games, através da música, a Orquestra Filarmônica de Alagoas, vai apresentar, pela primeira vez em Alagoas, o concerto “Games e Animes”, nos próximos dias 5 e 6 de outubro, às 20h no Teatro Deodoro.

Isso mesmo, em dose dupla! Serão duas sessões para levar ao máximo de pessoas a emoção de ouvir a música do seu desenho ou jogo favorito, tocadas por uma orquestra com cerca de 50 músicos. Os ingressos estão custando a partir de R$40 e podem ser adquiridos pelo Sympla, por meio dos links https://encurtador.com.br/vBN67 (1ª sessão) e https://encurtador.com.br/deiz0 (2ª sessão).

Mas não é apenas Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco que estão no repertório não, para os amantes dos games que ficam arrepiados ao ouvir os temas de Super Mario, o som na passagem do Mario pelo castelo do Bowser é um clássico, ou então com as orquestrações de Final Fantasy e o tema de Mortal Kombat então, nem se fala. Porém não serão apenas dos fãs “das antigas” que ficarão com “suor’ olhos, os mais novos poderão ver temas de animes como One Peace, Naruto, Word of Warcraft, GTA e muito, mas muito mais.

O concerto, que faz parte da série “Mundo”,  será uma ótima oportunidade de juntar amigos, familiares e também conhecer novas pessoas, pois é isso que a cultura pop também proporciona, interação entre pessoas com gostos parecidos. Para deixar o evento ainda mais “nerd”, terão apresentações de Cosplayers e a participação do museu do video game, ou seja, uma verdadeira celebração da cultura nerd/geek.

“A ideia desse concerto é trazer essa experiência das trilhas sonoras de games e animes. Quando pensamos nesse universo vemos que as trilhas sonoras são uma parte muito importante, porque o que seria de Super Mario Bros. sem uma trilha sonora e isso automaticamente evoca uma memória afetiva”, explica o maestro Luiz Martins.

Ele ainda conta que todos temos essas memórias afetivas que são ativadas pela música, a qual tem um papel muito importante nesse processo, “os compositores tanto para os games e animes possuem técnicas específicas para atingir determinados tipos de públicos, essas técnicas composicionais fazem parte de um acervo de técnicas para evocar diversos tipos de sensações”, disse.

Mais do que música

O concerto Games e Animes vai apresentar ao público mais do que apenas uma orquestra interpretando peças icônicas dos jogos e animes, será sim uma experiência auditiva, mas também visual, emotiva, cultural, artística e sobretudo, uma experiência social, porque quando estamos no mesmo ambiente e pesando sobre as mesmas coisas estamos criando uma experiência cultural e social ao mesmo tempo.

E num espetáculo como esse, as participações também serão de alto nível. Primeiro, durante os dois dias, haverá uma exposição do Museu do Videogame, que ficará no hall de entrada do teatro, com diversos consoles, reunidos pelo colecionador Tom Carvalho, por mais de 15 anos.

“É a primeira vez que meu acervo de videogames participa de uma parceria assim, como uma orquestra. Estou particularmente muito animado e ansioso para o evento, pois além de ser colecionador há mais de 15 anos e amar todo universo que envolve a cultura game sou também músico amador, já toquei em banda anos atrás, tenho violino, saxofone e alguns instrumentos, não me considero um exímio tocador mas sou curioso do mundo musical também”, explica Tom que também é designer e programador.

Além do museu do videogame, também haverá apresentação de diversos cosplayers, representando personagens da cultura pop, de diversas plataformas. E para deixar o concerto ainda mais “poderoso”, o espetáculo Games e Animes, também contará com as vozes do Guilherme “Gui” Fonseca interpretando clássicos como ‘Saint Seiya” e outros cantados em japonês, assim como a voz potente de Myrna Araújo.

A jovem Maria Gabriella, de 18 anos, também vai participar do concerto, onde vai estar apresentando o personagem Monkey.D.Luffy do anime One Piece, e conta que está muito empolgada e feliz com a oportunidade, “a empolgação é principalmente por ser ligada a cultura popular nerd/geek que é algo tão crescente na sociedade hoje em dia, creio que vai ser algo maravilhoso e mágico de se admirar! Mal posso esperar para ver o quanto nossos músicos são talentosos e o quanto devemos nos orgulhar do nosso Estado!”, revela a jovem.

Quando perguntado para o maestro qual nome de game e anime vem em sua cabeça que remete a nostalgia ele brinca “Não podemos falar muito senão revela a idade (risos), de game é o Super Mario Bros, porque acho que ele me atinge muito e em anime, Cavaleiros do Zodíaco, fez parte da minha infância de quando no final de tarde corríamos para ver o desenho na Tv Manchete”, revela o maestro.

Ele finaliza dizendo que além das próprias músicas trazerem uma memória afetiva por si só, a sua regência também faz esse papel de emocionar, “Se não acontecer essa emoção é porque a música não está chegando e essas músicas chegam, e chegam bastante”, completa.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp