26/09/2023 às 15h09min - Atualizada em 26/09/2023 às 15h09min

Creche Cria da Grota do Cigano será entregue pelo Governo de Alagoas

Estado recebeu a homologação do termo de posse do terreno que autoriza a abertura do equipamento

Governo de Alagoas
Foto: Governo de Alagoas
Carlos Victor Costa/ Agência Alagoas

Cerca de 200 crianças de Maceió estão prestes a iniciar suas atividades numa linda creche Cria perto de suas casas. A novidade surge após a homologação cartorial do termo de posse do terreno. Com isso, o Governo de Alagoas vai entregar, oficialmente, à Prefeitura, a creche Cria construída dentro do Parque Linear da Grota do Cigano, localizada entre os bairros do Jacintinho e Mangabeiras.


Com o imóvel regularizado, resta agora a Prefeitura de Maceió administrar o equipamento construído pelo Estado, como regra o convênio já assinado pela maioria dos municípios alagoanos. “A informação é que estaria faltando apenas este documento. Não falta mais. O que se espera agora é que o prefeito João Henrique Caldas adote rapidamente as medidas necessárias para atender as crianças e suas mães”, disse o governador Paulo Dantas. "São mais de 40 creches Cria. Hoje mais de 8 mil pequenos alagoanos estudam para que suas mães e pais possam trabalhar em paz", afirmou.
 
 
O secretário de Planejamento e Gestão de Alagoas (Seplag), Gabriel Albino, explica que o Estado de Alagoas realizou a desapropriação de uma área de 10.216,71m², situada na Grota do Cigano, Mangabeiras, com o objetivo de construir um Parque Linear, beneficiando toda a população local. Além disso,  foi construída na mesma área uma creche do Programa CRIA, que possui 6.445,86m².


“O processo judicial de desapropriação foi iniciado em 2019, sendo emitido o Mandado de Imissão de Posse em favor do Estado de Alagoas. Após diversas tratativas, a Seplag, através da Superintendência de Gestão Patrimonial, conseguiu realizar o registro cartorial da área desapropriada. Sendo assim, a creche construída pelo Estado de Alagoas está apta, documentalmente, a ser cedida ao Município de Maceió”, afirmou Gabriel Albino.


PROGRAMA DE SUCESSO
Equipado com berçário, fraldário, cozinha, lavanderia, lactário, salas de alimentação e de administração, a Creche Cria da Grota do Cigano, que está pronta desde março deste ano, tem capacidade para atender 200 crianças entre 0 e 3 anos. A prefeitura de Maceió alegava que não recebia formalmente o equipamento por falta de documentação. Essa situação agora mudou com a homologação. A maioria dos municípios alagoanos conta com ao menos uma unidade do Cria e já colhem os resultados positivos.
 
 
A secretária de Estado Extraordinária da Primeira Infância (Secria), Paula Dantas, celebrou a regularização do terreno. "E nessa segunda-feira recebo uma notícia de encher o coração de alegria. O Governo de Alagoas recebeu o documento de posse do terreno da Creche da Grota do Cigano. Agora é só a Prefeitura de Maceió agilizar a parte dela para receber a linda creche que construímos para 200 crianças aprenderem e brincarem bastante. Quem ganha com isso? a primeira infância alagoana!".


Quando a Creche Cria da Grota do Cigano for entregue, vai beneficiar a uma comunidade estimada em 30 mil pessoas no bairro do Jacintinho, em dois turnos: matutino ou vespertino. A obra contou com investimentos na ordem de R$ 4,459 milhões, recursos oriundos do Tesouro Estadual. Outras duas creches também estão sendo construídas no bairro do Benedito Bentes.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp