15/09/2023 às 16h58min - Atualizada em 15/09/2023 às 16h58min
Uneal está na programação da 17ª Primavera dos Museus do Ibram
Serão realizadas mesas-redondas e exposições virtuais com transmissão online
Alagoas Atenta com Governo de Alagoas
Uneal é o símbolo da vanguarda na área de museus, garantindo o direito de memória de segmentos historicamente silenciados Clau Soares, com informações do Ibram Os Espaços de Memória da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) participam da programação da 17ª Primavera dos Museus que acontece, simultaneamente, em todo o Brasil, de 18 a 24 de setembro. Este ano, o tema Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas é o eixo condutor das atividades. Nos museus da Uneal, serão realizadas mesas-redondas e exposições virtuais com transmissão online pelos perfis no Instagram, com a mediação do professor doutor Jairo Campos e do curador Paulo Gomes, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) da Universidade Federal do Pará. No dia 21 de setembro, das 9h às 10h, no perfil @museumuquem, acontece a mesa-redonda “Museu Muquém: arte popular e direito de memória de uma comunidade quilombola para o exercício da cidadania e da democracia”.
Ainda no mesmo dia, das 11h às 12h, a mesa-redonda tratará sobre o tema “Museu do Índio Alagoano: arte popular e direito de memória para o exercício da cidadania e da democracia”, por meio do perfil @museudoindioalagoano. Por fim, no dia 22 de setembro, das 9h às 10h, será a vez de falar sobre a temática “Museu Ilha do Ferro: arte popular e direito de memória para o exercício da cidadania e da democracia”. O professor e coordenador dos museus da Uneal, Jairo Campos, ressalta a vanguarda da Universidade na área: “A Uneal quando cria seus três museus, o Museu da Ilha do Ferro em 2017, o Museu Muquém (2018) e o Museu do Índio Alagoano (2021), garante o direito de memória de segmentos historicamente silenciados, como ribeirinhos, sertanejos, quilombolas e povos originários”, disse Campos.
Primavera dos Museus A Primavera dos Museus é uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil. Essa temporada cultural busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.