26/03/2021 às 19h08min - Atualizada em 26/03/2021 às 19h08min

ENFRENTAMENTO À COVID-19: Renan Filho sanciona lei que autoriza compra da Sputnik V para acelerar vacinação em AL

Governador anunciou que primeiro lote do imunizante russo tem previsão de chegada em abril para potencializar Plano Nacional de Imunização

Alagoas Atenta com Agência Alagoas
Foto: Marcio Ferreira

A Sputnik V vem aí. A lei que permite a aquisição do imunizante russo pelo Estado de Alagoas foi sancionada pelo governador Renan Filho. “Foi um passo muito importante para assinarmos com o Fundo Soberano Russo e assim avançarmos na aquisição da Sputnik”, confirmou o gestor, em anúncio foi publicado nas redes sociais na manhã desta sexta-feira (26).

O governador prevê a chegada do primeiro lote já no próximo mês de abril. “Com isso, vamos potencializar o Plano Nacional de Imunização para garantir, o quanto antes, a vacinação do povo de Alagoas e do povo brasileiro”, estimou Renan Filho.

Com 91,6% de eficácia comprovada, de acordo com estudo publicado na conceituada revista científica Lancet, a Sputnik foi negociada em 56 países e teve 80 milhões de doses compradas pelo Governo Federal e por diversas cidades e estados brasileiros, como a Bahia, o Paraná e o Mato Grosso, que aguardam a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em Alagoas, a compra da vacina desenvolvida no país europeu soma um investimento aproximado de 21 milhões de dólares para os cofres públicos – a depender da taxa de cambio no dia. Em mensagem especialmente dirigida aos parlamentares alagoanos, o chefe do Executivo estadual esclareceu o veto proferido a um dos termos – relacionado à liberação orçamentária – da lei inicialmente aprovada pela Assembleia Legislativa de Alagoas. “Na sanção de hoje, fiz um veto porque, para adquirir as vacinas, vamos precisar remanejar um volume considerável de recursos”, justificou.

Explica-se: como o Estado não sabia que teria autorização para adquirir os imunizantes, não provisionou os recursos necessários no orçamento. Com isso, o montante será remanejado de outras rubricas orçamentárias. Os deputados autorizaram o remanejamento, entretanto, o segundo parágrafo do artigo segundo da Lei determina que o Estado deve cumprir o limite de remanejamento estabelecido na Lei Orçamentária. “Como o limite está muito próximo do final não daria para remanejar e cumprir o limite”, explicou o governador.

“Como eu acredito que os parlamentares não desejariam impedir o estado de comprar a vacina – ao contrário, visto que a votação foi por ampla maioria –, eu estou vetando esse artigo porque assim vamos conseguir assinar o contrato, comprar a vacina Sputnik e acelerar a vacinação em Alagoas e no Brasil”, reiterou.

Ao final do esclarecimento, Renan Filho assinalou que, em Alagoas, as instituições defendem a vacina: “O Governo do Estado, o Poder Legislativo, o Poder Judiciário e o Ministério Público compreendem que a vacinação é a saída mais rápida para essa crise, então, vamos trabalhar nessa direção também”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp