Fapeal promove primeira reunião de acompanhamento dos projetos de Iniciação Científica no Ensino Médio
Em encontro online, quase 90 professores da rede pública tiveram suas dúvidas sobre o Pibic Jr. esclarecidas
04/07/2023 16h59 - Atualizado em 04/07/2023 às 16h59
Programa foi formatado para estimular o ingresso dos jovens no Ensino Superior e despertar novas vocações científicas
Naísia Xavier / Ascom Fapeal
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) forneceu orientações e respondeu as dúvidas de docentes do Ensino Médio, da Rede Pública Estadual e do Instituto Federal, docentes do Ensino Superior e mestres e profissionais da cultura.
Eles são orientadores do Programa de Iniciação Científica Júnior de Alagoas, o Pibic Jr, formatado para estimular o ingresso no Ensino Superior e despertar novas vocações científicas. O evento online foi a primeira reunião de orientação e acompanhamento do programa, que contou com a participação de 87 docentes e durou quase duas horas, na segunda-feira (3). Além das mil bolsas para estudantes, a parceria entre Fapeal e Secti também concede um auxílio financeiro na forma de taxa de bancada para coordenadores, ou seja, recursos para cobrir as despesas comuns de materiais e serviços que são necessários à execução dos projetos. Entre os esclarecimentos diversos, eles foram orientados sobre como será a prestação de conta do gasto desses recursos públicos, que é fiscalizada pela Controladoria Geral do Estado (PGE).
Auxiliando os professores, estiveram presentes o diretor executivo de CT&I da fundação, professor João Vicente Lima; a coordenadora de bolsas Lisandra Pereira e Ábia Marpin, colaboradora da Fapeal responsável pelo Pibic Jr. “A gente quer que os alunos entrem na universidade e a Fapeal está aqui para contribuir. O Pibic Jr. é um projeto antigo que foi reformulado, porque há muitos anos os professores orientadores, com mestrado e doutorado, estavam somente nas universidades, mas, agora, a rede pública também tem mestres e doutores”, explica Lisandra Pereira. “É importante oferecer possibilidades, apresentar novos universos para que a juventude alagoana possa construir um Estado com mais ciência, inovação, arte, cultura e inclusão. Nós da Fapeal estamos muito felizes de saber que o Pibic Jr. conseguiu chegar em mais de vinte municípios do interior”, pontua a Ábia Marpin.
“O que queremos com esses projetos é que os alunos entendam mais da natureza da ciência, se animem e tomem para si a ciência como proposta de vida”, comenta o professor João Vicente Lima.
Thiago Ataíde
Thiago Ataíde
ver
Thiago Ataíde
Thiago Ataíde
ver
Thiago Ataíde
Thiago Ataíde
ver
Thiago Ataíde
Thiago Ataíde
ver
Thiago Ataíde
Thiago Ataíde
ver
Thiago Ataíde
Thiago Ataíde
ver
Thiago Ataíde
Thiago Ataíde
ver
FONTE: Alagoas Atenta com Governo de Alagoas