12/06/2023 às 21h12min - Atualizada em 12/06/2023 às 21h12min

Hemoal tem o menor estoque de sangue do ano e apela por doações

Das oito tipagens sanguíneas, três estão zeradas nesta segunda-feira (12)

Alagoas Atenta com Governo de Alagoas
Com falta de doadores, Hemoal apela pela sensibilidade dos alagoanos para estabilizar o estoque de sangue
Mesmo com todos os esforços realizados pelo Núcleo de Captação do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que realiza ações de conscientização e coletas itinerantes de sangue, o estoque do órgão chegou ao menor nível do ano e, nesta segunda-feira (12), possui apenas 18% do percentual mínimo ideal para atender às maternidades e hospitais. Para se ter ideia, das 300 bolsas de sangue que são necessárias, estão disponíveis apenas 54 e, deste total, as tipagens sanguíneas B Positiva, A Negativa e B Negativa estão zeradas, enquanto que a O Negativa, que pode ser recebida por pacientes com outros tipos sanguíneos, possui apenas uma bolsa. 

 

Diante deste quadro considerado crítico e, em meio às festividades juninas, quando historicamente a necessidade de transfusões aumenta, a Gerência do Hemoal apela pela sensibilidade dos alagoanos que possam doar sangue para que compareçam aos postos de coleta na capital e no interior do Estado. Conforme a gerente do órgão, médica Verônica Guedes, apenas com a solidariedade do povo alagoano e gestos altruístas o Hemocentro conseguirá reverter este quadro, que pode levar, inclusive, ao cancelamento das cirurgias eletivas, que são as agendadas. 
 
 
"Estamos em pleno período junino, quando a necessidade por transfusões costuma aumentar, principalmente nos hospitais como o HGE [Hospital Geral do Estado], em Maceió, e o HEA [Hospital de Emergência do Agreste], em Arapiraca, que atendem casos de emergência e pacientes vítimas de acidentes e feridos por atos violentos. Para que possamos salvar a vida de todos que venham a precisar de transfusão sanguínea, contamos com a colaboração de todos os alagoanos em bom estado de saúde e que tenham entre 16 e 69 anos de idade", pontuou Verônica Guedes.

 

Outros requisitos

Mas além destes dois pré-requisitos básicos, o Ministério da Saúde (MS) exige, ainda, que o candidato à doação de sangue tenha peso igual ou superior a 50 quilos e compareça ao posto de coleta, portando um documento de identificação com foto e usando máscara. O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, nos últimos dez anos, hepatite e, ao comparecer ao Hemoal, é necessário estar bem alimentado, mas, não pode ter ingerido comidas gordurosas.



"Quanto às gestantes e lactantes, não é permitida a doação e, para os doadores que irão repetir o procedimento, é estipulado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Mas se o candidato tiver colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano. É necessário ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não pode ter ingerido bebias alcoólicas nas últimas 24 horas", informou a gerente do Hemoal. Covid-19

 

Em relação ao candidato à doação de sangue que tenha sido infectado pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Quanto ao voluntário que teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, pode se candidatar à doação de sangue normalmente. No caso do voluntário que tenha sido vacinado contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo para doar sangue. Se a imunização ocorreu com a da vacina CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas, o que também se aplica a vacina contra a Influenza. Mas se as vacinas utilizadas contra o novo coronavírus foram a AstraZeneca, Pfizer, Pfizer Baby e Janssen, o intervalo é de 7 dias.

 

Onde Doar

Os postos fixos do Hemoal estão situados na capital e no interior do Estado, seja para doar sangue ou para se cadastrar como doador de medula óssea. Em Maceió, o voluntário pode comparecer às unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Há também a Unidade Farol, no Hospital Veredas, que funciona às terças e quintas, das 7h às 17h. Já no interior, as doações de sangue e o cadastro para doação de medula óssea podem ser feitos no Hemoal Arapiraca, que funciona no bairro Eldorado. A Unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, bem como aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Há também o Hemoal Coruripe, que funciona às quintas-feiras, das 9h às 16h.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp