31/05/2023 às 21h34min - Atualizada em 31/05/2023 às 21h34min

Misturando acordes, vozes e sentimentos, este é o Nordeste Sinfônico!

Orquestra Filarmônica de Alagoas fará concerto que é uma verdadeira carta de amor ao Nordeste no palco do Teatro Deodoro

Alagoas Atenta com Assessoria
Foto: Luzia Camelo
Paulo Canuto

Luiz Gonzaga de Moura uma vez fez um desafio no poema “Exaltação ao Nordeste”, ‘procure por aí a fora, quem melhor que a gente canta, quem melhor que a gente dança, xote, xaxado e baião…’ e como diria um bom nordestino ‘mar minino, e num é que ele tava certo?!’ É com essa força que no próximo dia 1 de junho, quinta-feira, às 20h, no Teatro Deodoro, a Orquestra Filarmônica de Alagoas vai entoar uma verdadeira carta de amor ao nosso nordeste com o espetáculo ‘Nordeste Sinfônico’.

Mantendo o compromisso da filarmônica de facilitar ao máximo a vinda de pessoas aos concertos, os ingressos estão custando a partir de R$40,00 e podem ser adquiridos pelo link https://www.sympla.com.br/evento/nordeste-sinfonico/1996269  também pelo pix com informações pelo WhatsApp: (82) 98134-7589 e presencialmente na loja Walkiria Camêlo Calçados, na Rua Engenheiro Mário de Gusmão nº 988, Loja 4 – Térreo.

Será de fato uma viagem pelo nordeste sem se levantar da poltrona, o concerto fará um passeio pelas sonoridades da música nordestina brasileira. Composições e temas que falam sobre religiosidade, costumes, geografia e outro elemento típico do nordeste, as festas pertencentes ao nosso povo de sorriso largo, talento inigualável e coração acolhedor. 

Aos viajantes que embarcarem no Nordeste Sinfônico, concerto que faz parte da “Série Mundo” onde a proposta é a fusão de gêneros, compositores e ideias sonoras, a trilha dessa viagem será com mestres do escalão de Luiz Gonzaga o “rei do baião”, o príncipe Dominguinhos, Clóvis Pereira, Maestro Duda, Fausto Nilo e tantos outros, que só no dia da viagem é que todos ficarão sabendo quem são, com algumas surpresas também.

O maestro Luiz martins exalta as possibilidades de fusões que uma orquestra e essa série permitem, além do que representa um espetáculo dessa natureza, “quando juntamos as famílias de instrumentos que compõem uma orquestra, como a famílias do metais, cordas, madeiras e percussão, a outros instrumentos e estilos musicais, a gente só reafirma que a música é de fato uma linguagem universal, então o Nordeste Sinfônico tem um sabor diferente e sempre terá, porque estamos sempre trazendo um ingrediente novo, como nesta edição, montamos nosso repertório com canções que fazem parte do imaginário nordestino, até as pessoas que não são da geração em que essas músicas foram criadas vão se identificar”, destaca o maestro.

Luiz Martins ainda continua dizendo que esse espetáculo irá impactar diretamente o público presente, porque ele acredita que todo nordestino tem um pouco de canções como 'Pavão Misterioso', 'Frevo Mulher’ dentro do próprio sangue e por isso, ao mesmo tempo que é um concerto amplo também é intimista porque irá falar diretamente com cada pessoa na platéia, trazendo a tona memórias e sentimentos, principalmente o de pertencimento.

Para deixar o concerto ainda mais nordestino, será dedicado um momento que passará pelo movimento armorial fazendo homenagens importantes. O Movimento Armorial surgiu em outubro de 1970. Criado por Ariano Suassuna, com o intuito de mostrar ao mundo a cultura popular do Nordeste através das mais diversas manifestações artísticas culturais - pinturas, esculturas plásticas, músicas, etc., tem como ficar mais nordestino que isso? Tem!

Olha só que combo, a Orquestra Filarmônica de Alagoas com quase 50 músicos, uma banda base e para completar, duas grandes vozes, grandes não, enormes, de Alagoas, a beleza e maestria de Wilma Araújo e Anderson Fidelis. Dois nomes que por si só já são um show à parte, com um destaque peculiar para Fidelis, com sua irreverência e seus discursos que sempre arrancam aplausos e risadas do público.

“Mesmo eu já tendo subido tanto nos palcos com essa galera, fazendo até parecer que eu já sou parte da Orquestra Filarmônica de Alagoas, é sempre uma felicidade imensa fazer parte deste projeto, mas também um ‘frio na barriga’ novo, o mais engraçado é que é novo e ao mesmo passo que já é comum, já virou uma família”, exalta Anderson Fidelis.

"Buscamos fazer de fato uma homenagem a cultura nordestina, abordando musicalmente, as várias facetas do nosso Nordeste e nossos convidados vão dar mais brilho a esse espetáculo, que possui um repertório bem diverso. Mesmo sendo a quarta edição deste projeto, sempre há espaço para novidades, novidades essas que o público vai ter que esperar até a hora do espetáculo, portanto é melhor garantir seu ingresso para essa viagem, porque o Nordeste Sinfônico promete ser casa cheia, então corram", conta Lenivaldo Neto, músico e presidente da cooperativa Filarmônica de Alagoas.


Serviço
Quem: Orquestra Filarmônica de Alagoas
O que: Concerto Nordeste Sinfônico
Quando: 01/06, às 20h
Onde: Teatro Deodoro, Centro de Maceió
Ingressos: A partir de R$40,00
Vendas: https://www.sympla.com.br/evento/nordeste-sinfonico/1996269 - Pix informações pelo WhatsApp: (82) 98134-7589 e também e presencialmente na loja Walkiria Camêlo Calçados, na Rua Engenheiro Mário de Gusmão nº 988, Loja 4 – Térreo.

Foto: Luzia Camelo

Foto: Luzia Camelo
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp