24/05/2023 às 19h11min - Atualizada em 24/05/2023 às 19h11min

Governador inaugura Serviço de Hemodinâmica no Hospital do Coração Alagoano nesta quinta-feira (25)

Equipamento irá possibilitar a realização de procedimentos guiados por imagens, auxiliando no diagnóstico e tratamento de doenças do coração

Alagoas Atenta com Governo de Alagoas
Hospital do Coração Alagoano passará a contar com Serviço de Hemodinâmica a partir desta quinta-feira (26)
O governador Paulo Dantas e o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, inauguram, nesta quinta-feira (25), às 14h, o Serviço de Hemodinâmica do Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, situado em Maceió. O novo equipamento irá possibilitar que a equipe médica realize procedimentos guiados por imagens, auxiliando no diagnóstico e tratamento de doenças do coração e dos vasos sanguíneos, por meio de cateteres.


Com o aparelho, adquirido pelo Governo do Estado, por meio de recursos próprios da ordem de R$ 3.280.615, o Hospital do Coração Alagoano passa a ser habilitado a realizar diagnóstico e tratamento ágil de quadros de infarto. Ele também possibilitará o diagnóstico de tratamento de angina, que são dores no peito; obstruções nas artérias do coração; aneurismas; malformações congênitas; arritmias graves e disfunções valvares.


O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressalta que a inauguração do Serviço de Hemodinâmica é um marco para a saúde pública alagoana. “Com a implantação da hemodinâmica no Hospital do Coração Alagoano, a unidade se tornará uma referência no tratamento das doenças cardiovasculares. E isso significa a melhoria da assistência em saúde ao povo alagoano, além do aumento da expectativa de vida dos alagoanos”, enfatizou.
 

Procedimentos

 
De acordo com o diretor-geral do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, serão realizados em torno de 240 procedimentos cardiológicos com a hemodinâmica, que irá atender a uma grande demanda de pacientes cardiopatas que estão aguardando cateterismo, angioplastia e implante de stent farmacológico.
 

Além disso, com o novo equipamento o hospital irá atender pacientes com arritmia, com implantes de marcapasso, com estudos eletrofisiológicos, pacientes com problemas endovasculares, além de neurorradiologia intervencionista.


“Trata-se de uma revolução na saúde pública do Estado de Alagoas. Após a entrega de tantos equipamentos públicos importantes, como sete novos hospitais, o Governo de Alagoas entrega à população novos serviços assistenciais que anteriormente não existiam em Alagoas. Procedimentos, exames e cirurgias que não eram contemplados dentro da rede própria de hospitais, mas que agora, com a reestruturação e implementação de linhas de cuidado, novos serviços começam a ser disponibilizados à população”, explicou Oton Veríssimo.


Memorial Professor Adib Jatene

 

Ainda nesta quinta-feira (25), também será inaugurado o Memorial Professor Adib Jatene, em homenagem ao médico cardiologista que batizou o Hospital do Coração Alagoano. O serviço será um espaço que reúne a história do médico cirurgião cardiovascular que foi um dos pioneiros da área da cardiologia no Brasil, além de ter exercido o cargo de ministro da Saúde. O ambiente conta com peças de arquivo pessoal doadas por familiares, registros fotográficos, livros e obras do professor.


“O Memorial Professor Adib Jatene representa o espírito desse que foi o ícone da cirurgia cardíaca brasileira, da saúde pública, da ciência brasileira, onde diversas técnicas cirúrgicas cardíacas recebem o seu nome. É um local onde será uma usina do conhecimento, um grande norteador de capacitações, treinamentos e pesquisas científicas, que é um dos grandes eixos do hospital. É uma singela homenagem para esse grande brasileiro”, explicou o diretor-geral do Hospital do Coração Alagoano.


Histórico da Unidade

 

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene foi inaugurado em 2 de setembro de 2022 e possui 52 leitos, sendo 20 de enfermaria adulto, quatro de enfermaria pediátrica, 10 de recuperação pós-anestésica, quatro de preparo e recuperação de pacientes no setor de radiologia. A unidade hospitalar também conta com dez leitos de UTI adulto e quatro de UTI pediátrica, destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes cardiopatas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp