22/03/2023 às 16h11min - Atualizada em 22/03/2023 às 16h11min

Em três meses, maternidade do Hospital Regional da Mata faz quase 200 partos

Unidade é referência para 12 municípios e oferece parto humanizado para a população da Zona da Mata Alagoana

Alagoas Atenta com Agência Alagoas
Maternidade do Hospital Regional da Mata é referência para as mulheres dos 11 municípios que integram a região
Em três meses e meio de funcionamento, a maternidade do Hospital Regional da Mata, localizada no município de União dos Palmares, já realizou 196 partos, sendo um deles gemelar, o que representa 197 bebês nascidos, sendo 77 por cesariana e 119 de parto normal.

 

Em funcionamento desde o dia 1º de dezembro do ano passado, a unidade, que é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é referência para a III Região de Saúde de Alagoas, assegurando partos humanizados e disponibilizando uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com 10 leitos.

 

Entre os 197 bebês que nasceram na maternidade está a pequena Laylla Sophia, que veio ao mundo pesando 3,58 quilos e medindo 52 centímetros, depois de quatro horas de trabalho de parto seguro e humanizado. A mãe da criança, Arielly Bezerra, contou com o auxílio da equipe multiprofissional e as duas receberam alta rapidamente. “Quero agradecer ao Hospital Regional da Mata por ter me acolhido, e a todos pelo suporte, por toda atenção e carinho”, disse Arielly.

A diretora-geral do hospital, Geany Vergeth, afirmou que se deparou com muitos desafios na gestão da unidade e que a humanização e acolhimento às gestantes de 11 municípios da III Região de Saúde são alguns deles. “Queremos que todas as gestantes que chegam aqui na maternidade passem por essa experiência da melhor forma possível”, disse.


Além de todo cuidado, a gestora ressalta que a unidade oferta exames como ultrassonografia, assistência ao recém-nascido em alojamento conjunto, vacinação e todos os testes de triagem neonatal. "Também garantimos o registro de nascimento e o Cartão do SUS. Já tivemos quase 200 partos realizados na unidade, e a cada dia que passa nossa maternidade vem se tornando referência na região”, salientou a gestora.


De acordo com o Ministério da Saúde, a cada ano acontecem no Brasil aproximadamente 3 milhões de nascimentos, com cerca de 98% deles ocorrendo em hospitais. Ainda de acordo com o MS, as intervenções médicas durante o parto, quando necessárias, devem considerar os aspectos emocionais, humanos e culturais vividos no processo.

 
Conforme as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal, podem ocorrer durante o trabalho de parto intervenções baseadas em evidências, em circunstâncias apropriadas. Devem ser considerados cuidados gerais, informação e comunicação respeitosa com a parturiente, apoio físico e emocional com acompanhante da sua escolha, dieta ideal, medidas de assepsia para o parto vaginal e avaliação do bem-estar fetal.

 
Sobre o hospital


Construído pelo Governo de Alagoas, o Hospital Regional da Mata foi inaugurado no dia 5 de dezembro de 2020 e a maternidade funciona desde 1º de dezembro do ano passado. A unidade é de porta aberta, possui assistência de urgência e emergência e é especializada em clínica médica, ortopedia, neurologia, neurocirurgia, cirurgia geral e cardiovascular, nefrologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, radiologia e cardiologia. Além disso, realiza exames laboratoriais, tomografia, ultrassonografia, Raios-X, eletrocardiograma, ecocardiograma e hemoterapia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp