16/03/2021 às 21h16min - Atualizada em 16/03/2021 às 21h16min

Maceió amplia vacinação de trabalhadores da saúde com idades entre 55 e 74 anos

Imunização do grupo prioritário tem início nesta quarta-feira (17)

Alagoas Atenta com Secom/Maceió
Vacinação vai atender a trabalhadores da Saúde. Foto: Secom

Imunização do grupo prioritário tem início nesta quarta-feira (17)

A Secretária Municipal de Saúde (SMS) amplia, a partir desta quarta-feira (17), a vacinação para o grupo prioritário dos trabalhadores de saúde com idades entre 55 e 74 anos, seguindo resolução nº 10 do Comitê Intergestores Bipartite de Alagoas – CIB-SUS/AL, de 16 de março de 2021.

A imunização ocorrerá das 9h às 16h, nos seis pontos fixos espalhados pela cidade: drive-thru do estacionamento do Jaraguá, Maceió Shopping (Mangabeiras), Pátio Shopping (Benedito Bentes), Papódromo (Vergel do Lago), na parte externa do Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho) e drive-thru da sede da Justiça Federal, na Serraria. A vacina que será aplicada nos trabalhadores de saúde ainda é de lote residual da própria SMS.

Segundo a resolução do CIB, em virtude da indisponibilidade de vacinas em quantitativo suficiente para todos os trabalhadores de saúde, é necessário dar prioridade àqueles com idade mais avançada e finalizar a imunização com os mais jovens, sempre de acordo com as remessas de vacina enviadas pelo Ministério da Saúde.

Também conforme o documento, são trabalhadores de saúde todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam hospitais, clínicas, ambulatórios e laboratórios, dentre outros.

A resolução nº 10 explica que no universo do grupo de risco estão tanto os profissionais de saúde quanto seus respectivos técnicos e auxiliares, a exemplo de médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física e médicos veterinários.

Também devem ser contemplados os trabalhadores de apoio dos serviços de saúde, tais como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros, auxiliares e motoristas de ambulância, dentre outros.

“Além disso, incluem-se aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio curricular obrigatório em serviço hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios”, segue trecho da resolução do CIB.

Documentos – Para vacinação, é necessário apresentar os documentos comprobatórios a seguir:

1 – Os trabalhadores dos serviços de saúde de Maceió elencados nessa etapa precisam levar Declaração de Vínculo Empregatício emitida pelo Diretor-Geral ou Diretor Médico, atestando a condição do trabalhador, contracheque atualizado (mês anterior) ou carteira de trabalho comprovando vínculo ativo;

2 – Trabalhadores de saúde autônomos devem ter em mãos certidão de regularidade do respectivo conselho de classe;

3 – Assistência domiciliar e trabalhadores de serviços funerários precisam estar com a Carteira de Trabalho que comprove o vínculo ativo ou contracheque atualizado (mês anterior);

4 – Os residentes ou estudantes em estágio necessitam de declaração emitida pelo serviço onde está cumprindo o referido estágio ou residência em Maceió.

“Como se vê, há muitos requisitos e critérios que precisam ficar claros para a vacinação de trabalhadores de saúde não só aqui, mas em todo território nacional. Por isso, precisamos nos debruçar com o CIB, para que pudéssemos deixar tudo isso claro, porque o único propósito do prefeito JHC e desta secretaria de Saúde é vacinar a população de nossa capital com a maior celeridade e organização possível”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro. “Mas vale lembrar que, para isso, Maceió depende da liberação dos lotes de vacina por parte do Ministério da Saúde”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp