13/03/2023 às 11h27min - Atualizada em 13/03/2023 às 11h27min

Março Lilás: Saúde realiza ações de prevenção na orla de Ponta Verde

O evento marcou a abertura da campanha do Março Lilás, mês dedicado a prevenção do câncer de colo de útero

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
Foto: Victor Vercant / Ascom SMS

O domingo (12) foi marcado por muita alegria e prestação de serviços de saúde com a abertura oficial da campanha do Março Lilás, na Rua Aberta, da Ponta Verde. A Secretaria de Saúde de Maceió realizou uma série de atividades para as mulheres na estrutura do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, que além de serviços de prevenção contaram também com apresentações musicais.

A secretária-adjunta de Gestão em Saúde da SMS, Roberta Borges, esteve presente na ação e destaca que ao longo de todo o mês, as mulheres de Maceió podem contar com uma agenda especial voltada para os cuidados com sua saúde. “Preparamos esse dia com muito carinho para nossas usuárias, trazendo a importância da prevenção do câncer de colo de útero, conscientizando sobre o tema e ajudando no enfrentamento da doença”, destaca.

A ação contou com panfletagem, encaminhamentos para mamografia e citologia, testes rápidos para HIV/Aids, Sífilis e Hepatites Virais e Covid-19, orientação nutricional, aferição de pressão e glicemia, vacinação, ventosaterapia, liberação miofacial e orientações sobre a campanha do Março Lilás.

Suzângela Mendonça, gerente de Saúde da Mulher da SMS, explica como é feito o encaminhamento dessas mulheres. “Na ação de hoje, entregamos encaminhamento pra citologia, que a mulher deve procurar o atendimento em uma unidade mais próxima e para mamografia, que é feito em um dos nossos prestadores de serviços. Durante a campanha, buscamos facilitar ainda mais o acesso dessas mulheres a esses serviços, que já são disponibilizados em nossas Unidades de Saúde, visando diagnóstico precoce dessas doenças”, explica.

Sávia Luz é servidora pública e participou da ação oferecida para as mulheres na orla de Ponta Verde. “Hoje medi minha glicemia, pressão arterial e fiz avaliação nutricional. Achei essa ação da Prefeitura muito boa, porque é com a prevenção que a gente descobre que precisa cuidar mais da nossa saúde”, destaca.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp