29/12/2022 às 20h11min - Atualizada em 29/12/2022 às 20h11min

Pelé, o 'Rei do Futebol', morre aos 82 anos

O ex-jogador estava internado desde o fim de novembro para avaliação da terapia quimioterápica

Alagoas Atenta com Agência de Notícias
Foto: Reprodução

Aos 82 anos de idade, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), de acordo com o Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O ex-jogador de futebol estava internado em uma das unidades do hospital desde o fim de novembro para avaliação da terapia quimioterápica do tumor de colón constatado em setembro de 2021 e acabou sendo diagnosticado com infecção respiratória.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, ele não respondia ao tratamento de quimioterapia já estava recebendo apenas cuidados paliativos. Ou seja, a quimioterapia foi suspensa e que ele seguia recebendo medidas de conforto, para aliviar a dor e a falta de ar, por exemplo, sem ser submetido a terapias invasivas.

Pelé foi diagnosticado com um tumor no cólon no dia 31 agosto de 2021 após ser internado para exames cardiovasculares e laboratoriais de rotina. Ele passou por uma cirurgia no dia 4 de setembro para retirar a lesão encontrada no cólon direito. No dia 17, dois dias após ir para o quarto, ele precisou voltar para a UTI após apresentar breve instabilidade respiratória e passou ao cuidado semi-intensivo na recuperação da operação abdominal.

Em janeiro de 2022, foram diagnosticados outros três tumores: no intestino, um no fígado e o início de um no pulmão. Em fevereiro, ele voltou aos hospital para mais sessões de quimioterapia.

Pelé vinha sofrendo de problemas de saúde após uma cirurgia no quadril, o que dificultava sua locomoção desde 2018. O ídolo do futebol mundial também realizou uma cirurgia de retirada de um cálculo renal em 2019.

ADEUS AO REI DO FUTEBOL:

O atleta

Nascido em 23 de outubro de 1940, em Três Corações (Minas Gerais), filho de João Ramos do Nascimento, o popular Dondinho, e Celeste Arantes, Edson recebeu o apelido de Pelé porque pronunciava errado o nome de seu jogador preferido, o goleiro Bilé, do do Vasco da Gama de São Lourenço.

Edson, de nome inspirado em Thomas Edison, inventor da lâmpada, teve uma carreira de mais de 20 anos no futebol e foi eleito Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional, Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), e dividiu o prêmio de Melhor Jogador do Século da Fifa com o argentino Diego Maradona.

O mineiro é o recordista mundial de gols na carreira, tendo marcado 1.281 gols em 1.363 partidas disputadas por Seleção Brasileira, Seleção das Forças Armadas, Santos FC e New York Cosmos (EUA).

Com a Seleção, Pelé conquistou três títulos de Copa do Mundo, sendo o único jogador a alcançar tal feito. O primeiro veio em 1958, com grande destaque em sua estreia no torneio. Quatro depois, o bi veio depois de uma lesão. O terceiro troféu foi levantado em 1970, quando o camisa 10 era o principal alicerce de um dos times mais conhecidos da história do futebol.

A principal camisa: o Santos

Pelé com a camisa do Santos antes de um amistoso em Paris, na França, em 13 de junho de 1961 (Foto: AFP via Getty Images)

Em 1956, Pelé começou sua carreira no Santos, com apenas 15 anos. Após se destacar pela equipe amadora do clube, ele foi chamado para o elenco principal e fez sua estreia em 7 de setembro de 1956, quando o Peixe venceu o Corinthians de Santo André por 7 a 1, com um gol de garoto em seu primeiro jogo como profissional.

O Rei conquistou seu primeiro título pelo Peixe dois anos depois da estreia, em 1958. O atacante marcou impressionantes 58 gols em 38 jogos, comandando um ataque do Peixe que chegou a 143 tentos durante a competição.

Durante a carreira de Pelé, o Santos fez várias excursões pelo mundo, com o talento do Rei sendo mostrado em diversos países, incluindo histórias como o cessar fogo da Guerra da Biafra, na África, em 1969 e a expulsão de um árbitro na Colômbia em 1970.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp