08/03/2021 às 04h04min - Atualizada em 08/03/2021 às 04h04min

Isolamento e vacina são receitas para a recuperação econômica do Brasil, diz especialista

Alagoas Atenta com Jornal do Brasil

Segundo estudo divulgado na quinta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), o Brasil conseguiu recuperar grande parte da perda do Produto Interno Bruto causada pela pandemia do coronavírus.

De acordo com o levantamento, no final de 2020, o país já tinha recomposto 89,1% do PIB em relação ao segundo trimestre, quando a economia caiu 9,7%. A queda total do Produto Interno Bruto no ano passado foi de 4,1%.
 

No entanto, não há motivos para comemorar. O estudo aponta que a retomada do fôlego da economia ocorrida nos três últimos meses de 2020 não deve acelerar nos próximos trimestres. A explicação é a persistência da pandemia e a alta de casos e mortes pela covid-19, o que prejudicará a atividade econômica e fará o caminho de saída da crise mais árduo.

Para Claudio Considera, a "pandemia é certamente o nosso maior problema". Para superá-lo, o pesquisador da FGV diz que é preciso gerir com mais eficiência a saúde no Brasil e acelerar a vacinação.

"Ou você vacina a maior parte da população, cuida para que as pessoas sigam as normas estabelecidas, como o isolamento social, ou nós vamos ter uma piora muito grande", disse o especialista. "Cada pessoa que morre é um conhecimento que vai embora, é um trabalhador que vai embora, que poderia continuar contribuindo para nosso país", acrescentou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp