11/11/2022 às 19h25min - Atualizada em 11/11/2022 às 19h25min

Feira Agroecológica do Mercado do Jaraguá promove vida saudável aos maceioenses

Feira acontece todas as sextas no estacionamento do mercado público do bairro histórico

Alagoas Atenta com Prefeitura de Maceió
Feira Agroecológica comercializa diversos produtos orgânicos na capital (Foto: Célio Junior/Secom Maceió)

Todas as sextas-feiras, o estacionamento do Mercado do Jaraguá recebe a Feira Agroecológica com agricultores familiares vindos dos municípios de Santana do Mundaú e Arapiraca. A proposta da feira, que funciona das 5h às 11h, é promover uma alimentação mais saudável para a população com a comercialização de produtos orgânicos, vindos direto dos pequenos produtores rurais. 

Sebastiana Leandro é agricultora familiar do município de Arapiraca e há 20 anos começou a plantar verduras para o consumo próprio e hoje possui duas tarefas (quase 9 mil m²) de plantação de orgânicos.

Na banca da produtora rural existem alimentos oriundos da produção agroecológica. É possível encontrar alho poró, repolho, abóbora, tomate cereja, quiabo, pimentão, acelga, brócolis, espinafre, rúcula, couve-folha, cebola com a palha, beterraba com a rama, agrião, manjericão, hortelã, alfaces de todos os tipos. 

Agricultora familiar Sebastiana Leandro é do município de Arapiraca e traz produtos orgânicos para a população da capital (Foto: Célio Junior/Secom Maceió)

Agricultora familiar Sebastiana Leandro é do município de Arapiraca e traz produtos orgânicos para a população da capital (Foto: Célio Junior/Secom Maceió)

Agricultora familiar Sebastiana Leandro é do município de Arapiraca e traz produtos orgânicos para a população da capital (Foto: Célio Junior/Secom Maceió)

“Fomos provando que é possível produzir e trazemos aqui para Maceió. A nossa produção é vendida diretamente ao consumidor. Não temos atravessador aqui na feira. A gente não se importa com quantidade e sim com a qualidade para o consumidor final. O sabor é diferente, fica mais saboroso, sem cheiro e gosto de veneno. Sem contar com a durabilidade do produto”, explica a agricultora. 

A maceioense Vanessa Melo, 43 anos, conheceu a Feira Agroecológica há dois anos, após ser orientada pela nutricionista para ter uma alimentação mais saudável para o bebê e toda a família. Ela, agora, roda toda a capital sempre à procura de produtos orgânicos.

“A conscientização de que a alimentação é o mais importante para o ser humano, para ter uma vida mais longa e mais saudável é importante. Verduras, frutas e até alimentos que, geralmente, são industrializados e eles produzem de forma orgânica e trazem pra cá”, conta Vanessa, que mora do bairro Mangabeiras. 

O secretário municipal de Abastecimento, Maurício Filho, acredita que é preciso incentivar a abertura de mais espaços como este, que promovem uma vida mais saudável para a população.

“É preciso difundir feiras agroecológicas para produtores de orgânicos aqui na capital. Esse é um investimento na saúde dos maceioenses. Por isso, produtores orgânicos que tenham a comprovação da produção nos procurem porque vamos incentivar a comercialização de orgânicos em Maceió”, explica o secretário. 

O certificado de produção orgânica é fundamental. De Santana do Mundaú, o agricultor José Arnaldo explica que a certificação credibiliza junto aos clientes mais exigentes.

“Às vezes, o cliente fica desconfiado, mas a gente mostra que vem de uma fazenda totalmente certificada. Aqui a gente vende saúde, não é?”, ressalta. 

Na banca do produtor José Arnaldo é possível encontrar galinhas e ovos caipiras, gengibre, açafrão em raiz e já beneficiado como tempero em pó, mel, milho orgânico e temperos diversos. 

A variedade de produtos chama a atenção de Verônica Moreira, 57 anos, que frequenta a Feira Agroecológica há 3 anos, sempre à procura de produtos diferenciados.

“Comecei a sentir falta de feiras livres e um dia estava procurando beterraba com a folhagem, que é mais difícil de encontrar em Maceió. Me indicaram a feira de Jaraguá e encontrei aqui. Venho sempre comprar alguma coisa diferenciada”, afirma a maceioense. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp