11/11/2022 às 16h02min - Atualizada em 11/11/2022 às 16h02min

Da Morte à Esperança: Governo ressignifica convívio em praça na Grota do Cigano

Espaço, que ganhou novo nome, costumava ser visto com um ponto para atos violentos na comunidade

Alagoas Atenta com Governo de Alagoas
Melhorias incluíram pinturas nos muros, implantação de equipamentos de ginástica, bancos e mesas de para jogos de dominó

Localizada no início da Grota do Cigano, no Jacintinho, a antiga Praça da Morte passou por uma mudança e teve seu convívio ressignificado. Agora, com um ar mais leve e harmônico, a praça ganhou o nome de Boa Esperança. O estigma negativo que o nome antigo carregava se dava em decorrência do alto índice de violência que ocorria no local antes das obras de revitalização promovidas pelo Governo de Alagoas, por meio do Programa Vida Nova nas Grotas.

 

Para que a mudança acontecesse foi preciso ouvir a população local. Após um encontro entre a Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) com os moradores da região, as sugestões foram ouvidas e melhorias na praça foram implantadas. Atendendo à demanda dos que frequentam o local, o trabalho foi pensado a partir de um olhar mais atento às necessidades, com pinturas nos muros, implantação de equipamentos de ginástica, bancos e mesas de para jogos de dominó.

 

Com a revitalização do local, os atos de violência diminuíram consideravelmente, como relata Flávio Oliveira, morador da Grota do Cigano há 12 anos: “O pessoal passava o final de semana todo bebendo e acabava em confusão, mas, depois dessa reforma, ficou mais tranquilo. Eu sempre venho passar a tarde aqui jogando dominó e isso só foi possível depois que colocaram esses bancos e mesas por aqui”, contou.

 

Larissa Rocha, assistente social da Setrand, afirma que os espaços urbanos de convivência são importantes para o fortalecimento do vínculo comunitário entre os moradores. "Esse tipo de intervenção permite que a comunidade interaja mais, despertando, assim, a sensação de pertencimento local e também do sentimento de valorização. A praça tem um valor histórico para aquela comunidade, não é apenas colocar equipamentos, é entender o peso que as mudanças carregam e a função social que isso tem para o local", explicou.

 

As melhorias urbanas da praça fazem parte da terceira etapa do Vida Nova nas Grotas. implantado pelo Governo do Estado. O programa é reconhecido internacionalmente e busca levar dignidade às pessoas nas comunidades localizadas nas grotas de Maceió. Até agora, a iniciativa beneficiou aproximadamente 80 grotas da capital alagoana, com um investimento de cerca de R$ 150 milhões do governo estadual.

 

Para o secretário do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, o programa, que já é referência internacional, é importante, sobretudo, porque permite que a população que mora em regiões vulneráveis tenha mais qualidade de vida e dignidade, garantindo a elas o acesso a serviços básicos.

 

"O programa Vida Nova nas Grotas alcançou patamares que nunca imaginamos. Ganhamos diversos prêmios internacionais, incluindo o reconhecimento da ONU Habitat, que hoje é nossa parceira em fazer com que esse programa se expanda não apenas em Alagoas, mas, que seja referência também em outros lugares do mundo com realidades parecidas", disse.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
ALAGOAS ATENTA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp